Educação e tecnologia para discutir o novo: como foi a participação do Weleto na 25ª Bett Educar

Bett Educar Mai 15, 2018

É fácil escrever que a Bett Educar é a maior feira de tecnologia educacional da América Latina. No entanto, participar dela e ver toda aquela estrutura ao vivo é muito diferente! Com muita satisfação, nós estivemos presentes na 25ª edição com o Weleto, nossa plataforma de gestão de aprendizagem, no setor de Startups do evento. A feira aconteceu entre 8 e 11 de maio e teve 224 expositores ao total.

Feira-Bett-Educar-10052018-1838
Nosso stand do Weleto na Feira Bett Educar 2018

Feira-Bett-Educar-10052018-1982-1
Nós ficamos no Setor Startups. Tivemos contato com muitas iniciativas legais!

A feira contou com a presença de empresas com variados perfis, desde organizações maiores, como TED, Microsoft, Oxford University Press e Faber Castell até iniciativas que estão entrando no mercado, como Weleto, Follow Baby, Aulapp e Papel Toys. Essa diversidade também faz com que a feira atenda os seus públicos. Além disso, isso nos mostra que há muitas pessoas dispostas a transformar positivamente o cenário da educação brasileira.

Nós, assim como todos os outros ali presentes, acreditamos que a tecnologia, quando bem utilizada, pode gerar soluções para velhos problemas nesta área. Para isso, apresentamos ao público o Weleto – We Learn Together –, nossa plataforma educacional que facilita a gestão da aprendizagem dos educandos e otimiza o gerenciamento do currículo escolar.

Feira-Bett-Educar-10052018-1939
Lilian Neves, consultora e gestora de educação e tecnologia

A idealizadora do Weleto, Lilian Regina Neves Barbosa, marcou presença durante todos os dias da feira. Ela é consultora em Gestão, Educação e Tecnologia e já atuou como diretora-geral da Educação básica, como pesquisadora institucional e assessora em Instituição de Ensino Superior. No stand, Lilian conversou com o público que assistiu suas palestras, gestores, coordenadores, equipes comerciais e entusiastas em geral.

O nosso stand também recebeu uma visita inusitada e muito especial. O professor José Pacheco, idealizador da inovadora Escola da Ponte (onde não há turmas e nem divisões de salas de aula) esteve conosco e pode conhecer uma de nossas iniciativas na área da educação. O professor português, carismático e com brilho nos olhos, sonhou com uma escola que fugisse do modelo tradicional. Pensava na autonomia e em outras formas de aprendizagem. Ali estava alguém, com tantos anos de experiência, observando a plataforma Weleto. Feliz, ele olhava a ilustração que a nossa equipe tinha feito dele para os marcadores de página. Talvez esse tenha sido o momento mais especial da feira.

Feira-Bett-Educar-10052018-1855
José Pacheco visitando o stand do Weleto

Feira-Bett-Educar-10052018-1800
Marcadores de página produzidos pela nossa equipe

Feira-Bett-Educar-10052018-1858
Lilian Neves e José Pacheco durante a Feira Bett Educar

Feira-Bett-Educar-10052018-1863
Professor Pacheco dedicou um livro de sua autoria à Lilian. Belíssima assinatura, não é?

No decorrer do congresso, Lilian Neves ministrou três palestras. A primeira delas teve como tema "Mapa de competências do gestor da Escola do Século XXI". A segunda, intitulada "Construindo um currículo na escola: uma experiência integradora e participativa", contou com a presença de Fábio Baião, coordenador pedagógico e professor da Rede Batista de Educação. Em sua última palestra, "Competências socioemocionais: contribuições à formação da ética e da emoção", Lilian falou ao lado dos educadores Rubens Cordeiro e Wagno Alves Bragança.

Feira-Bett-Educar-10052018-1910
Lilian Neves durante o Congresso Bett Educar, ministrando a palestra "Competências socioemocionais: contribuições à formação da ética e da emoção"

Feira-Bett-Educar-10052018-1945
Auditório cheio durante a palestra conduzida pela Lilian

Para fechar a semana com chave de ouro, a gestora lançou o livro "Gestão da Transformação Educacional: A Escola do Século XXI". A publicação aborda os desafios da organização dos processos escolares, com a proposta de apoiar a escola na fase de atualização das práticas educativas, visando as mudanças que estão ocorrendo no cenário da educação, como personalização de aprendizagem e avaliação, currículo nacional e práticas tecnológicas.

Feira-Bett-Educar-10052018-1967
Lilian Neves no lançamento do livro "Gestão da Transformação Educacional: A Escola do Século XXI". A gestora dedicou um tempo para conversar com o público que esteve presente nas palestras

Feira-Bett-Educar-10052018-1971
Pessoas no lançamento do livro, ocorrido no dia 10 de maio na Feira Bett Educar 2018

Neste ano, as palestras do Congresso Bett Educar abordaram temas voltados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Reforma do Ensino Médio. Com tantos desafios diante de nós, professores, trabalhadores, educadores, alunos – e antes de tudo isso, aprendizes – ir à Feira Bett Educar significou voltar mais esperançoso e com a coragem renovada. Coragem para construir, juntos, uma nova realidade para aquilo que é a verdadeira base do desenvolvimento de um país. Como já dizia Paulo Freire, "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".

Paula Mariane

Fotojornalista. Acredita que as imagens podem mudar o rumo de uma história, assim como o bom jornalismo. Gosta de escrever e ler sobre educação, políticas públicas e assuntos internacionais.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.