É fácil escrever que a Bett Educar é a maior feira de tecnologia educacional da América Latina. No entanto, participar dela e ver toda aquela estrutura ao vivo é muito diferente! Com muita satisfação, nós estivemos presentes na 25ª edição com o Weleto, nossa plataforma de gestão de aprendizagem, no setor de Startups do evento. A feira aconteceu entre 8 e 11 de maio e teve 224 expositores ao total.

Feira-Bett-Educar-10052018-1838
Nosso stand do Weleto na Feira Bett Educar 2018

Feira-Bett-Educar-10052018-1982-1
Nós ficamos no Setor Startups. Tivemos contato com muitas iniciativas legais!

A feira contou com a presença de empresas com variados perfis, desde organizações maiores, como TED, Microsoft, Oxford University Press e Faber Castell até iniciativas que estão entrando no mercado, como Weleto, Follow Baby, Aulapp e Papel Toys. Essa diversidade também faz com que a feira atenda os seus públicos. Além disso, isso nos mostra que há muitas pessoas dispostas a transformar positivamente o cenário da educação brasileira.

Nós, assim como todos os outros ali presentes, acreditamos que a tecnologia, quando bem utilizada, pode gerar soluções para velhos problemas nesta área. Para isso, apresentamos ao público o Weleto – We Learn Together –, nossa plataforma educacional que facilita a gestão da aprendizagem dos educandos e otimiza o gerenciamento do currículo escolar.

Feira-Bett-Educar-10052018-1939
Lilian Neves, consultora e gestora de educação e tecnologia

A idealizadora do Weleto, Lilian Regina Neves Barbosa, marcou presença durante todos os dias da feira. Ela é consultora em Gestão, Educação e Tecnologia e já atuou como diretora-geral da Educação básica, como pesquisadora institucional e assessora em Instituição de Ensino Superior. No stand, Lilian conversou com o público que assistiu suas palestras, gestores, coordenadores, equipes comerciais e entusiastas em geral.

O nosso stand também recebeu uma visita inusitada e muito especial. O professor José Pacheco, idealizador da inovadora Escola da Ponte (onde não há turmas e nem divisões de salas de aula) esteve conosco e pode conhecer uma de nossas iniciativas na área da educação. O professor português, carismático e com brilho nos olhos, sonhou com uma escola que fugisse do modelo tradicional. Pensava na autonomia e em outras formas de aprendizagem. Ali estava alguém, com tantos anos de experiência, observando a plataforma Weleto. Feliz, ele olhava a ilustração que a nossa equipe tinha feito dele para os marcadores de página. Talvez esse tenha sido o momento mais especial da feira.

Feira-Bett-Educar-10052018-1855
José Pacheco visitando o stand do Weleto

Feira-Bett-Educar-10052018-1800
Marcadores de página produzidos pela nossa equipe

Feira-Bett-Educar-10052018-1858
Lilian Neves e José Pacheco durante a Feira Bett Educar

Feira-Bett-Educar-10052018-1863
Professor Pacheco dedicou um livro de sua autoria à Lilian. Belíssima assinatura, não é?

No decorrer do congresso, Lilian Neves ministrou três palestras. A primeira delas teve como tema "Mapa de competências do gestor da Escola do Século XXI". A segunda, intitulada "Construindo um currículo na escola: uma experiência integradora e participativa", contou com a presença de Fábio Baião, coordenador pedagógico e professor da Rede Batista de Educação. Em sua última palestra, "Competências socioemocionais: contribuições à formação da ética e da emoção", Lilian falou ao lado dos educadores Rubens Cordeiro e Wagno Alves Bragança.

Feira-Bett-Educar-10052018-1910
Lilian Neves durante o Congresso Bett Educar, ministrando a palestra "Competências socioemocionais: contribuições à formação da ética e da emoção"

Feira-Bett-Educar-10052018-1945
Auditório cheio durante a palestra conduzida pela Lilian

Para fechar a semana com chave de ouro, a gestora lançou o livro "Gestão da Transformação Educacional: A Escola do Século XXI". A publicação aborda os desafios da organização dos processos escolares, com a proposta de apoiar a escola na fase de atualização das práticas educativas, visando as mudanças que estão ocorrendo no cenário da educação, como personalização de aprendizagem e avaliação, currículo nacional e práticas tecnológicas.

Feira-Bett-Educar-10052018-1967
Lilian Neves no lançamento do livro "Gestão da Transformação Educacional: A Escola do Século XXI". A gestora dedicou um tempo para conversar com o público que esteve presente nas palestras

Feira-Bett-Educar-10052018-1971
Pessoas no lançamento do livro, ocorrido no dia 10 de maio na Feira Bett Educar 2018

Neste ano, as palestras do Congresso Bett Educar abordaram temas voltados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Reforma do Ensino Médio. Com tantos desafios diante de nós, professores, trabalhadores, educadores, alunos – e antes de tudo isso, aprendizes – ir à Feira Bett Educar significou voltar mais esperançoso e com a coragem renovada. Coragem para construir, juntos, uma nova realidade para aquilo que é a verdadeira base do desenvolvimento de um país. Como já dizia Paulo Freire, "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".