#blog

Digitalização do serviço público

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Conheça os avanços e os desafios enfrentados por estados e governos

A Caiena possui experiência no desenvolvimento de diversas soluções digitais para o setor público. Por isso, pensar nos avanços e desafios da transformação digital de estados e governos é uma tarefa que nos interessa muito!

Atender à população com rapidez, reduzir gastos e facilitar o acesso a serviços são algumas das principais motivações para que a digitalização do setor público se intensifique nos próximos anos.

A seguir vamos apresentar qual a situação atual do Brasil no que diz respeito à transformação digital e também os desafios a serem enfrentados.

Leia também: A situação da blockchain no setor público brasileiro

Transformação digital no Brasil

O processo de digitalização dos estados e governos teve início na década de 2010 e se acelerou a partir de 2020, durante a pandemia da Covid-19 – momento em que diversos serviços presenciais foram suspensos.

De acordo com a Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Setor Público Brasileiro, realizada em 2021 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, os governos têm se tornado cada vez mais digitalizados. Esse processo de mudança está acontecendo em nível federal, estadual e municipal. Alguns dados apresentados pela pesquisa são:

  • O uso de chats com atendentes em tempo real passou de 8%, em 2019, para 30%, em 2021;
  • Em 2021, 99% dos órgãos federais e 92% dos estaduais tinham perfis ou contas em redes sociais;
  • 94% das prefeituras pesquisadas já possuem conexão via fibra óptica, em 2019 a proporção era de 73%.

Anderson Costa, da secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, declarou quais são as expectativas governamentais com relação à digitalização:

Queremos que o cidadão efetivamente tenha sua jornada de vida atendida pelo digital, integrando órgãos públicos e poderes, como Judiciário e Legislativo, ou seja, em qualquer esfera e qualquer poder, como governos locais e municipais. É para que o adolescente tenha mais facilidade em sua jornada no Enem, para que o trabalhador encontre vagas de trabalho, e, quando quiser descansar, consiga dar entrada na aposentadoria.

Desafios da digitalização dos serviços públicos

Apesar da sua expansão, ainda existem diversos desafios a serem superados. O jornal Nexo apresentou algumas das principais dificuldades para digitalização dos governos no país:

  • A desigualdade entre regiões do Brasil é um fator importante para se levar em consideração, visto que o acesso à internet rápida e estável ainda não é um elemento geral;
  • O acesso à internet nas áreas rurais é menor quando comparado às áreas urbanas;
  • A burocracia, frequentemente associada ao serviço público, não pode ser transferida para os processos em meio digital;
  • O planejamento deve prever uma boa gestão de dados e privacidade, para que as informações de todos cidadãos se mantenham seguras;
  • É preciso fomentar uma mentalidade digital nos governos, para que a mudança seja de fato efetiva e gere bons resultados.
Leia também: A importância do código aberto na transformação digital

Digitalização dos estados e a Caiena

Conheça alguns dos projetos que já realizamos em parceria com o setor público:

  • Sistema Ceará Transparente: o Ceará Transparente é um portal que facilita o diálogo entre os cidadãos e o Governo e garante o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, possibilitando que os cidadãos acessem dados e informações do estado do Ceará sobre temas como saúde, educação e gastos públicos.
  • Observatório de Serviços Públicos de Boa Vista: o OBV é um observatório que torna os dados municipais sobre saúde, educação, gestão e infraestrutura acessíveis para toda a população, visando a melhoria na transparência e qualidade dos serviços públicos de Boa Vista (RR).
  • SOL – Solução Online de Licitação: o SOL é um aplicativo para realização de licitações que conecta associações e cooperativas da agricultura familiar a fornecedores, empregando tecnologias como blockchain e código aberto para potencializar praticidade, organização e transparência nos processos de compras públicas.

Para se aprofundar mais no tema, você também pode baixar nosso e-book com quatro cases de inovação na iniciativa pública!

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.