Dicas | Saiba como não sobrecarregar a sua internet

Tecnologia Ago 20, 2020

Desde o início do isolamento social causado pelo coronavírus, o tráfego de dados pela internet aumentou muito. As pessoas se comunicam, trabalham, conversam com familiares ou amigos através de videochamadas e estão consumindo conteúdo online como nunca. Muitas regiões do país ainda não contam com a fibra óptica, tecnologia que certifica maior estabilidade de sinal. Mas não se preocupe, iremos te dar dicas de como economizar internet e passar a quarentena sempre conectado.

Como posso melhorar a velocidade da minha internet?

Nada mais irritante do que ter problemas com a conexão durante uma chamada de vídeo do trabalho, seja no escritório ou home office – que atualmente é o caso de milhares de brasileiros e brasileiras.

A primeira coisa que você deve fazer é entender se realmente existe algum tipo de problema com a sua conexão, ou se a questão é que o pacote de internet contratado não atende às suas necessidades atuais.

Então, antes mesmo de você entrar em contato com a sua operadora, investigue as possíveis causas de lentidão ou oscilação seguindo os passos que listamos:

  1. Faça um Teste de Velocidade, para entender se a internet contratada é a mesma que está chegando até a sua casa. Primeiro teste a velocidade da internet conectando-se via cabo e depois através do Wi-Fi;
  2. O último passo é verificar a instalação do seu modem e se, por acaso, não existe algum tipo de interferência na rede.

Conselhos para melhorar a conexão

Todo mundo que busca ajuda para resolver problemas de conexão acaba ouvindo a seguinte frase: "Você já tentou reiniciar o modem?". Essa pode realmente ser uma opção para melhorar a velocidade – e restaurar as configurações originais do dispositivo também pode funcionar. Mas se essas ações básicas não resolveram seu problema, existem outras medidas que podem ser mais eficazes:

Desativar atualizações automáticas

Antes de tudo, vale uma ressalva: manter softwares atualizados é super importante para a segurança e o bom funcionamento de seus dispositivos. Acontece que certas atualizações podem consumir parte dos dados de sua internet. Portanto, caso elas aconteçam enquanto você está em uma reunião online, por exemplo, podem atrapalhar a qualidade da sua videochamada.

Desativar as atualizações automáticas de programas e aplicativos pode te ajudar. Mas, se fizer isso, lembre-se sempre de realizar essas atualizações assim que possível.

Esse tutorial pode te ajudar a desativar as atualizações automáticas do Windows. Em computadores Mac, basta seguir estes passos. No caso de celulares e tablets, vale desativar a opção de atualização automática do sistema e também dos apps, o que pode ser feito no menu de configurações gerais dos dispositivos.

Antivírus

Você sabia que um malware pode consumir uma parte da sua internet, se não toda? Pois é, muitas vezes nossos dispositivos estão com algum tipo de vírus atrapalhando o desempenho da rede ou da própria máquina e nem nos damos conta.

Por isso é de extrema importância que se lembre de realizar as atualizações do seu navegador e outros softwares – principalmente quando as atualizações automáticas estão desativadas. Além disso, certifique-se que você possui um antivírus ativo em seu computador.

Caso você utilize o Windows 10, a proteção que já vem inclusa no sistema operacional já funciona bem. Em outro casos, avalie os softwares disponíveis e instale aquele que se adequar às suas necessidades – boa parte deles possui uma versão gratuita limitada, mas eficiente.

Qual o melhor lugar para instalar o modem?

Instale o aparelho em um lugar da sua casa que não tenha muitos obstáculos para o sinal, como paredes ou móveis que sejam muito altos. O melhor lugar para que o Wi-Fi funcione relativamente bem em todos os cômodos é o centro. Caso isso não seja possível, tente posicioná-lo próximo dos locais em que o uso da conexão seja mais constante.

Feche aplicativos ou programas após usá-los

Qualquer programa ou aplicativo que esteja aberto pode atrapalhar o desempenho de sua conexão e de seu computador. Por isso, lembre-se de fechar os programas quando terminar de usá-los. Apesar de simples, essa dica pode impactar bastante na qualidade da navegação.

Buscar pelo plano de internet mais adequado

Quando se trata de internet, cada pessoa possui suas próprias necessidades e possibilidades. Além disso, em muitas casas a quarentena levou a uma mudança na intensidade de uso da rede e, por isso, a velocidade que antes era suficiente, já não é mais. Então, se nenhuma dessas dicas ajudaram a resolver seu problema, talvez seja hora de consultar novos planos.

Para escolher o plano mais adequado, é preciso considerar coisas como: quantas pessoas compartilham a mesma rede, para quê ela é usada, quais tecnologias estão disponíveis no bairro e qual opção se encaixa no orçamento. Existem alguns sites que ajudam a comparar todas as opções para escolher a mais adequada. Se acha que é hora de trocar de serviço, sugerimos um portal em que se pode comparar diferentes empresas e pacotes.


*Este texto foi escrito em parceria com o blog Pode Comparar.

Caiena – Tecnologia e Design

Usamos a tecnologia e o design para solucionar problemas complexos – levando em consideração, desde o início, o ponto mais importante do processo: as pessoas.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies