#blog

Liberdade de Pensamento, direitos humanos e internet: uma reflexão

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Saiba mais sobre a relação da data com os direitos humanos e a internet nesse conteúdo adaptado pelo Comitê de Diversidade da Caiena.

O Dia Mundial da Liberdade de Pensamento, celebrado em 14 de julho, nos convida a refletir sobre  a importância do direito e da liberdade de ser e de pensar de cada indivíduo.

Esta é uma data importante para nós da Caiena, porque, não à toa, esse é um dos nossos pilares fundamentais. Acreditamos que todos temos direito à liberdade de pensamento, entretanto, cabe a nós também entendermos os limites ao nos expressarmos, pois nossa liberdade não pode atentar contra a liberdade de outra pessoa.

Para refletirmos sobre essa data e sua relevância nos dias atuais, nosso talento Luiz Santos, desenvolvedor full-stack, compartilha a seguir seus estudos sobre a liberdade de pensamento e a relação do Dia Mundial da Liberdade de Pensamento com os direitos humanos e a internet.

Essa é uma das iniciativas realizadas pelo Comitê de Diversidade da Caiena sobre a data. Acompanhe a seguir os insights do Luiz sobre o Dia Mundial da Liberdade de Pensamento.

Conheça as origens do Dia Mundial da Liberdade de Pensamento

A existência do Dia Mundial da Liberdade de Pensamento tem uma ligação direta com a Revolução Francesa (1789-1799). Os ideais de liberdade fomentados neste período se baseavam no lema “liberdade, igualdade e fraternidade”, inspiração que veio do movimento iluminista. E, em 14 de julho de 1789, ocorreu a Queda da Bastilha. Logo, esta se tornou a data que inspira a celebração do Dia Mundial da Liberdade de Pensamento.

Estes ideais de liberdade aflorados na Revolução Francesa abriram portas para debates diversos sobre o tema, incluindo a criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento promulgado em 10 de dezembro de 1948. Existem dois artigos desta declaração diretamente associados ao Dia Mundial da Liberdade de Pensamento:

Artigo 18
Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença pelo ensino, pela prática, pelo culto em público ou em particular.

Artigo 19
Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; esse direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

Liberdade de pensamento, direitos humanos e a internet: qual a relação?

A liberdade de pensamento é um tema tão importante, quanto delicado, especialmente quando os nossos mundos ganham o potencial de se expandirem em alta velocidade – graças ao acesso que temos hoje à internet e a tudo o que foi criado a partir deste novo universo tecnológico.

A partir dos dois artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos citados acima, vemos que a liberdade de pensamento ou de expressão é um tema a ser constantemente pensado, refletido e compartilhado com a sociedade.

Somos seres sociais, assim dizia o filósofo grego Aristóteles. Logo, boa parte do que fazemos, especialmente como nos expressamos, tem o seu impacto ou influência social.

Com a internet, ou também “ciberespaço” – modo como o filósofo francês Pierre Lévy também se refere a ela em seu livro “Inteligência Coletiva (2015)” – a liberdade de pensamento e expressão ganhou um enorme impulso e velocidade. E, a partir disso, a comunicação e a troca de ideias se tornou quase imediata.

Tratando-se de ambientes virtuais coletivos, como fóruns e redes sociais, Lévy menciona que o sucesso dos coletivos inteligentes não escapa da necessidade de relações saudáveis e éticas:

"A prosperidade das nações, das regiões, das empresas e dos indivíduos depende de sua capacidade de navegar no espaço do saber. A força é conferida de agora em diante pela gestão ótima dos conhecimentos, sejam eles técnicos, científicos, da ordem da comunicação ou derivem da relação 'ética' com o outro. Quanto melhor os grupos humanos conseguem se constituir em coletivos inteligentes, em sujeitos cognitivos, abertos, capazes de iniciativa, de imaginação e de reação rápidas, melhor asseguram seu sucesso no ambiente altamente competitivo que é o nosso”. (Trecho do livro “Inteligência Coletiva”, de Pierre Lévy)

A partir deste raciocínio, vemos que a liberdade de pensamento em um ambiente virtual não perde a sua ligação com a perspectiva dos direitos humanos. Na verdade, a necessidade do conhecimento e compartilhamento de ideias só ganha um novo e vasto espaço e que está em constante transformação.

Mas, onde Lévy quer chegar quando fala de uma inteligência coletiva? Segue abaixo a sua resposta, que pode servir como uma provocação para pensarmos sobre para onde a internet possa evoluir:

"O intelectual coletivo é uma espécie de sociedade anônima para a qual cada acionista traz como capital seus conhecimentos, suas navegações, sua capacidade de aprender e de ensinar. O coletivo inteligente não se submete nem limita as inteligências individuais; pelo contrário, exalta-as, fá-las frutificar e abrir-lhes novas potências”. (Trecho do livro “Inteligência Coletiva”, de Pierre Lévy)

Conclusão

Podemos ver então que ainda há muito trabalho a ser feito, que devemos esperar por muitas mudanças – que já acontecem todos os dias. Afinal, o mundo se tornou ainda maior e também mais próximo de nós à medida que podemos buscar, saber, comunicar e nos relacionar com um universo ainda mais amplo e plural.

Contudo, não quer dizer que estamos preparados para tudo, muito menos que o futuro é claramente visível. Mas, temos perspectivas otimistas nas quais podemos nos ancorar se buscarmos fazer o melhor de nós, a partir da liberdade fundamental de pensamento e expressão.

Concluindo, esperamos que o Dia Mundial da Liberdade de Pensamento e os insights abordados aqui contribuam com suas reflexões e diálogos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, conforme incentivamos com o nosso Comitê de Diversidade. Clique aqui para conhecer melhor nossa iniciativa.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.