Devolutivas Pedagógicas

Projetos Fev 28, 2018

No contexto escolar, ter uma visão que vai além dos diagnósticos, interpretando-os de maneira contextualizada, é essencial para criar um planejamento pedagógico capaz de desenvolver a instituição de ensino. Esse é um dos principais objetivos do Devolutivas Pedagógicas, projeto realizado pela Caiena para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em parceria com a Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave) e o Todos Pela Educação (TPE), com apoio da Fundação Lemann, do Instituto Unibanco e do Itaú BBA.

O produto desenvolvido pela Caiena é uma plataforma que integra as respostas das questões da Prova Brasil – principal avaliação em larga escala da educação básica do país – de forma comparativa e simplificada. Na plataforma, os professores tinham acesso a informações detalhadas sobre o desempenho de seus alunos na prova, acompanhadas de comentários pedagógicos que os permitiam avaliar quais habilidades e competências precisavam ser exploradas no processo de aprendizado dos estudantes.

Além de explicar a metodologia das avaliações e os níveis de proficiência dos alunos, a plataforma permitia agilidade na visualização dos resultados da avaliação, o que viabilizava uma devolutiva e um planejamento de melhorias mais rápido e eficaz na sala de aula.

Para garantir a consistência e a qualidade do produto, a Caiena utilizou durante todo o projeto metodologias de gestão ágil aliadas à prática do Test-Driven Development (TDD), que consiste em escrever os testes antes mesmo do código de produção e garante feedback imediato sobre o funcionamento do software.

Resumo:
Projeto: Devolutivas Pedagógicas
O que é: Uma plataforma que integra as respostas das questões da Prova Brasil de forma comparativa e simplificada, possibilitando uma devolutiva e um planejamento de melhorias com mais agilidade e eficácia na sala de aula.
Clientes: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em parceria com a Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave) e o Todos Pela Educação (TPE), com apoio da Fundação Lemann, do Instituto Unibanco e do Itaú BBA.
Ano: 2013-2016.

Caiena – Tecnologia e Design

Usamos a tecnologia e o design para solucionar problemas complexos – levando em consideração, desde o início, o ponto mais importante do processo: as pessoas.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies