#blog

Design estratégico no planejamento e construção de projetos

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Utilizar o design estratégico para elaborar e executar um projeto, seja ele qual for, é a melhor forma de encontrar um caminho realista, que funcione de verdade e que dependa apenas dos recursos já disponíveis.  

Mas como é que o design estratégico se aplica ao planejamento de projetos?

Navegue pelo conteúdo:

Como funciona uma consultoria com design estratégico

Com certeza, cada projeto tem características diferentes, e uma abordagem de consultoria eficaz precisa ser ao mesmo tempo flexível, para se adaptar às especificidades do cliente, e estruturada, para servir como um guia ao longo do projeto.

Na Caiena, seguimos essa lógica de flexibilidade e orientação estruturada em todos os nossos projetos e também no SEED, nossa consultoria especializada que utiliza o design estratégico para criar novas soluções.

Vem entender como esse processo funciona.

Mapeamento e entendimento

Tudo começa com a compreensão do contexto do projeto. Nessa fase, estudam-se todos os seus aspectos por meio de perguntas, como:

  • Quem serão os usuários da solução?
  • Quem são os stakeholders?
  • Com quais profissionais a equipe gestora do projeto conta?
  • Qual é a situação atual do projeto? Essa é a primeira tentativa? Já aconteceram outras iniciativas similares? Se sim, por que não houve sucesso?
  • Quais podem ser ou foram os obstáculos?

O objetivo de todas essas perguntas é fazer um mapeamento da situação atual e, a partir dela, traçar em conjunto qual é a situação desejada, onde se pretende chegar. Toda essa etapa acontece junto do cliente, buscando-se compreender a melhor solução para ultrapassar suas dificuldades específicas.  

Dependendo da complexidade do projeto, essa etapa pode incluir um trabalho de pesquisa de campo e design etnográfico – que, em grande medida, podem acontecer através de ferramentas online e entrevistas por videoconferência.

Um bom trabalho nessa fase pode te ajudar a economizar tempo e dinheiro, já que reduz a chance de erros e de surpresas negativas durante as etapas seguintes.

Engajamento

A abordagem do design utilizada pela Caiena exige e, ao mesmo tempo, possibilita o engajamento de todos os atores que devem estar envolvidos no projeto.

Independente da possibilidade ou não de encontros presenciais, a abordagem de design estimula a participação de todos desde o momento de mapeamento e entendimento, até a fase de feedbacks sobre os materiais criados e estratégia final.

Isso porque entende que a combinação das visões e perspectivas de cada um resulta em projetos e produtos melhores, que respondam com mais precisão a todas as necessidades do cliente e de seus usuários e que realmente tenham a “cara” da empresa.

Fazemos isso por meio das reuniões e oficinas – que idealmente são presenciais, mas também funcionam remotamente. Preparamos cuidadosamente materiais para cada uma delas – quadros, cartões para serem preenchidos pelos participantes, wireframes e organogramas que podem ser vistos, rabiscados e analisados por todos os envolvidos.

Definições

Em uma consultoria baseada em design, as definições quanto ao projeto vão acontecendo durante todo o processo.

É como se fosse uma entrega contínua: ao invés de consolidarmos as ideias e soluções planejadas apenas no final da consultoria, elas são compartilhadas e discutidas com o cliente durante todo o processo.

Concepções de escopo, equipes, materiais necessários e outros pontos são discutidas e testadas para que as diretrizes finais sejam mais realistas e todos os envolvidos entendam e se identifiquem com elas.

Algumas das respostas entregues ao final da consultoria são:

  • Quem são e do que precisam os usuários finais do produto ou serviço sendo construído;
  • Quem são os stakeholders do projeto;
  • Quais são as características essenciais que o produto/serviço precisa ter para atender as necessidades do cliente e dos usuários;
  • Quais são os recursos existentes e essenciais para o projeto;
  • Melhores metodologias e tecnologias para o projeto;
  • Análise de mercado e concorrentes.

Essas definições podem ser entregues ao cliente em diferentes formas, de acordo com sua necessidade. Em geral, elas se materializam em produtos como:

  • Um relatório aprofundado, que inclui todos os pontos citados acima;
  • Um vídeo animado que apresenta o produto/serviço sendo desenvolvido e que é uma ótima ferramenta para busca de parceiros e investidores;
  • Se o projeto visa criar uma plataforma digital, entregam-se modelos de interfaces, identidade visual e descrição dos fluxos que os usuários devem poder seguir dentro da plataforma.

Conclusão

O design estratégico, mais do que qualquer outro método de planejamento, possibilita uma estrutura muito forte e consistente de projetos.

Essa estrutura se constitui pelo mapeamento profundo da situação, pela garantia de engajamento dos envolvidos e pela estratégia de entrega contínua de definições para o sucesso da empreitada.

Preparamos um material baseado na estratégia de design que utilizamos para desenvolver os projetos da Caiena. Se quiser utilizar nossa planilha e quadro para aprofundar a compreensão sobre seu projeto, é só clicar aqui!

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.