Design estratégico no planejamento e construção de projetos
Utilizar o design estratégico para elaborar e executar um projeto, seja ele qual for, é a melhor forma de encontrar um caminho realista, que funcione de verdade e que dependa apenas dos recursos já disponíveis.
Mas como é que o design estratégico se aplica ao planejamento de projetos?
Navegue pelo conteúdo:
- 1. Como funciona uma consultoria com design estratégico
- 2. Mapeamento e entendimento
- 3. Engajamento dos envolvidos
- 4. Entrega das Definições
- 5. Conclusão
Como funciona uma consultoria com design estratégico
Com certeza, cada projeto tem características diferentes, e uma abordagem de consultoria eficaz precisa ser ao mesmo tempo flexível, para se adaptar às especificidades do cliente, e estruturada, para servir como um guia ao longo do projeto.
Na Caiena, seguimos essa lógica de flexibilidade e orientação estruturada em todos os nossos projetos e também no SEED, nossa consultoria especializada que utiliza o design estratégico para criar novas soluções.
Vem entender como esse processo funciona.
Mapeamento e entendimento
Tudo começa com a compreensão do contexto do projeto. Nessa fase, estudam-se todos os seus aspectos por meio de perguntas, como:
- Quem serão os usuários da solução?
- Quem são os stakeholders?
- Com quais profissionais a equipe gestora do projeto conta?
- Qual é a situação atual do projeto? Essa é a primeira tentativa? Já aconteceram outras iniciativas similares? Se sim, por que não houve sucesso?
- Quais podem ser ou foram os obstáculos?
O objetivo de todas essas perguntas é fazer um mapeamento da situação atual e, a partir dela, traçar em conjunto qual é a situação desejada, onde se pretende chegar. Toda essa etapa acontece junto do cliente, buscando-se compreender a melhor solução para ultrapassar suas dificuldades específicas.
Dependendo da complexidade do projeto, essa etapa pode incluir um trabalho de pesquisa de campo e design etnográfico – que, em grande medida, podem acontecer através de ferramentas online e entrevistas por videoconferência.
Um bom trabalho nessa fase pode te ajudar a economizar tempo e dinheiro, já que reduz a chance de erros e de surpresas negativas durante as etapas seguintes.
Engajamento
A abordagem do design utilizada pela Caiena exige e, ao mesmo tempo, possibilita o engajamento de todos os atores que devem estar envolvidos no projeto.
Independente da possibilidade ou não de encontros presenciais, a abordagem de design estimula a participação de todos desde o momento de mapeamento e entendimento, até a fase de feedbacks sobre os materiais criados e estratégia final.
Isso porque entende que a combinação das visões e perspectivas de cada um resulta em projetos e produtos melhores, que respondam com mais precisão a todas as necessidades do cliente e de seus usuários e que realmente tenham a “cara” da empresa.
Fazemos isso por meio das reuniões e oficinas – que idealmente são presenciais, mas também funcionam remotamente. Preparamos cuidadosamente materiais para cada uma delas – quadros, cartões para serem preenchidos pelos participantes, wireframes e organogramas que podem ser vistos, rabiscados e analisados por todos os envolvidos.
Definições
Em uma consultoria baseada em design, as definições quanto ao projeto vão acontecendo durante todo o processo.
É como se fosse uma entrega contínua: ao invés de consolidarmos as ideias e soluções planejadas apenas no final da consultoria, elas são compartilhadas e discutidas com o cliente durante todo o processo.
Concepções de escopo, equipes, materiais necessários e outros pontos são discutidas e testadas para que as diretrizes finais sejam mais realistas e todos os envolvidos entendam e se identifiquem com elas.
Algumas das respostas entregues ao final da consultoria são:
- Quem são e do que precisam os usuários finais do produto ou serviço sendo construído;
- Quem são os stakeholders do projeto;
- Quais são as características essenciais que o produto/serviço precisa ter para atender as necessidades do cliente e dos usuários;
- Quais são os recursos existentes e essenciais para o projeto;
- Melhores metodologias e tecnologias para o projeto;
- Análise de mercado e concorrentes.
Essas definições podem ser entregues ao cliente em diferentes formas, de acordo com sua necessidade. Em geral, elas se materializam em produtos como:
- Um relatório aprofundado, que inclui todos os pontos citados acima;
- Um vídeo animado que apresenta o produto/serviço sendo desenvolvido e que é uma ótima ferramenta para busca de parceiros e investidores;
- Se o projeto visa criar uma plataforma digital, entregam-se modelos de interfaces, identidade visual e descrição dos fluxos que os usuários devem poder seguir dentro da plataforma.
Conclusão
O design estratégico, mais do que qualquer outro método de planejamento, possibilita uma estrutura muito forte e consistente de projetos.
Essa estrutura se constitui pelo mapeamento profundo da situação, pela garantia de engajamento dos envolvidos e pela estratégia de entrega contínua de definições para o sucesso da empreitada.
Preparamos um material baseado na estratégia de design que utilizamos para desenvolver os projetos da Caiena. Se quiser utilizar nossa planilha e quadro para aprofundar a compreensão sobre seu projeto, é só clicar aqui!