Design e Sustentabilidade: contribuições para a produção responsável

Design Nov 12, 2021

São várias as definições possíveis de design. Na Caiena, nós pensamos da seguinte forma: considere que um problema é um abismo entre duas situações, uma situação real e desconfortável e uma situação desejada e imaginada. O design é a solução criativa materializada e projetada para vencer esse abismo, esse problema.

Como a criação de soluções está na raiz do design, é possível afirmar que o modo de pensar do design é uma ferramenta fundamental para a superação de dificuldades que a sociedade enfrenta hoje – como a questão ambiental.

Neste artigo vamos apresentar o conceito de design sustentável e qual a importância das iniciativas que atuam nesse tema.

Navegue pelo conteúdo:

O que o design tem a ver com a sustentabilidade?

Para dar conta de solucionar problemas, as metodologias de design partem do entendimento da situação real, do desenho da situação desejada e, assim, estabelece qual a viabilidade, econômica e tecnológica, da solução. Nessa equação, o impacto ambiental passou a ser levado em conta também.

Afinal de contas, muitas vezes, em nome de produzir o maior número de produtos possíveis no menor tempo e custo, o resultado era a exploração inconsequente dos recursos naturais. O questionamento desse modelo de produção passou a ser feito por consumidores, que gostariam de ter produtos que não gerassem a degradação, e também pelas empresas, como forma de utilizar os recursos de forma mais inteligente.

"Portanto, o design, sendo o elo entre a identificação de uma ‘necessidade’, o fabricante e o consumidor, é uma ferramenta que pode reorganizar os sistemas de produção e de consumo através, por exemplo, da geração de produtos, processos ou serviços que causem o mínimo de impacto adverso ao meio ambiente." (Alexandre Marinho e Ricardo Godoi)

A seguir, vamos apresentar alguns conceitos utilizados no design para definir o desenho de soluções que priorizam ambiente e sociedade.

Design social

O design social tem dois pressupostos principais, ser economicamente viável e socialmente benéfico. Assim, todas as etapas do processo de desenvolvimento e produção devem considerar atender, principalmente, às necessidades reais de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Eco Design

O eco design é aquele que tem como prioridade a criação de um produto economicamente viável e ecologicamente correto. Muitas vezes, empresas fazem o redesign de produtos já existentes para adequá-los a esses dois pressupostos. Os projetos, neste caso, são feitos considerando cada uma das fases de vida do produto: pré-produção, produção, uso, descarte, reciclagem e reuso – a fim de reduzir atitudes prejudiciais como desperdício e acúmulo de resíduos.

Design Sustentável

O conceito de design sustentável é mais amplo e complexo que os anteriores, pois associa a produção economicamente viável à responsabilidade ambiental e à equidade social. O intuito da produção sustentável não se relaciona apenas ao presente, como apontam Ezio Manzini e Carlo Vezzoli, no livro "O desenvolvimento de produtos sustentáveis":

"[A sustentabilidade se refere às] condições sistêmicas segundo as quais, em nível regional e planetário, as atividades humanas não devem interferir nos ciclos naturais em que se baseia tudo o que a resiliência do planeta permite e, ao mesmo tempo, não devem empobrecer seu capital natural, que será transmitido às gerações futuras."

Assim, é possível notar que a criação de produtos sustentáveis exige ir além do tradicional imediatismo entre produção e consumo. Ao se propor a criar produtos que realmente atendam as necessidades das pessoas sem impactos sociais e ambientais, as decisões das marcas devem ser tomadas a partir de um projeto que beneficia também o futuro.

Conclusão

Com o aumento do debate a respeito do meio ambiente, é possível notar diversas iniciativas surgindo: embalagens plásticas cuja matéria prima é de origem reciclável, madeira de demolição e outros materiais de descarte sendo reutilizados em móveis e acessórios, além de lojas que incentivam a devolução de produtos usados da marca como meio de receber desconto na próxima compra.

Em todos os casos, as metodologias de design são grandes aliadas para tornar palpáveis as iniciativas ligadas a ESG – sigla em inglês para designar melhores práticas ambientais (environment), sociais (social) e de governança (corporate governance) que podem ser adotadas por uma empresa. Ao falar em ESG são contemplados temas que antes eram vistos como transversais ao mundo dos negócios e da tecnologia, no entanto, eles vêm se tornando centrais.

Uma produção responsável, que leve em conta o impacto social e ambiental da produção, é uma forma de atender a demanda de consumidores conscientes e também de se responsabilizar pelo futuro.

Marta Barbieri

Cientista Social e Assistente de Comunicação na Caiena.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies