#blog

Cultura de confiança: uma construção

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

É comum ouvir o termo cultura de confiança dentro de empresas e organizações, mas será que a construção e a prática dessa máxima realmente funcionam? Certamente sim. Mas apenas se forem diárias.

Mais do que isso: elas precisam estar alinhadas a processos de feedback claros, objetivos e frequentes, mesmo nos ambientes de trabalho que prezam pela autonomia do colaborador. Resumindo: não é porque você está inserido em uma empresa flexível e moderna que automaticamente vai transmitir confiança dentro das equipes de trabalho.

O que é cultura de confiança

Cada empresa baseia sua cultura em um conjunto de valores que define como prioritários e que fazem sentido às suas demandas. Esses valores são difundidos no cotidiano, entre seus colaboradores. A cultura de confiança diz respeito a um desses valores que podem ser fomentados no ambiente organizacional, voltado ao estímulo de confiança mútua entre os membros de um time – deixando de lado comportamentos de vigilância excessiva sobre as atividades.

Dessa forma, são promovidos elementos como liberdade, autonomia e até inovação, visto que a pessoa se sentirá capaz de pensar por si mesma e resolver uma tarefa de modo criativo e responsável.

Pontos positivos do estímulo à cultura de confiança

A cultura de confiança precisa ser construída e, como define o autor Patrick Lencioni, autor do livro "Os cinco desafios das equipes", o **trabalho em equipe começa por essa construção**.

Para as empresas, os resultados de uma cultura de alta confiança (em comparação com uma cultura de baixa confiança) impactam diretamente em:

- 106% mais energia no trabalho;
- 74% menos estresse;
- 76% mais engajamento;
- 50% mais produtividade;
- 29% mais satisfação pessoal;
- 40% menos burnout;
- 13% menos dias de afastamento.

A cultura de confiança na Caiena

Na Caiena, essa cultura é uma realidade justamente por ter como base a transparência, apoiada na autonomia e flexibilidade propostas a cada talento. A liberdade proporcionada com relação a gestão de horários e a possibilidade dada a cada um de gerir diretamente a própria carreira estimulam um ciclo de confiança que se espalha de pessoa a pessoa. Cada uma sabe exatamente pelo quê está trabalhando e em que causa e projeto está depositando sua energia.

Por outro lado, já vivenciamos os sintomas da falta de confiança dentro das equipes. Uma equipe desconfiada tem medo do confronto de ideias, e apresenta falta de compromisso dos integrantes em “dar conta do recado”. Isso se reflete em resultados frágeis. A equipe se perde em demandas emocionais, silêncio e retrabalho.

Numa equipe assim, o papel do líder representa o manche orientador. A liderança passa a ser o símbolo da cultura de confiança, capaz de:

- Navegar por conflitos delicados de opiniões;
- Manifestar clareza e organização;
- Gerar um compromisso coletivo (o projeto é de todos!);
- Criar o sentido de missão para todos os integrantes.

Cultura de confiança em times ágeis

Em times ágeis, que utilizam metodologias como Scrum, Kanban e TDD, cada indivíduo, liderança ou equipe são sustentados pela cultura de confiança para que possam oferecer rápida resposta às mudanças, permitindo também que o cliente final esteja ciente do que está sendo feito, alimentando ainda mais essa relação de confiabilidade e integridade ao longo de toda a cadeia produtiva.

Para saber mais sobre o tema

Gostou do tema? Separamos uma lista com dicas de leitura envolvendo o assunto! Anota aí!

Agora que você sabe mais sobre a nossa cultura de confiança, conheça também as nossas vagas. Quem sabe você participe de um onboarding remoto conosco em breve?

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.