Conviva Educação cria página sobre combate ao coronavírus
A plataforma Conviva Educação criou uma página para apoiar as secretarias municipais de educação durante a pandemia do novo coronavírus. Ela reúne funcionalidades públicas (que não exigem cadastro), como a galeria de vídeos e a área de notícias e orientações, além de um fórum de perguntas e uma área para relatos de experiências, estas que são exclusivas a usuários cadastrados.
Como explica a coordenadora do Conviva pelo Instituto Natura, Elis Verri, o que as secretarias mais precisavam no início da pandemia era de informações confiáveis e acessíveis:
“No começo, muitas redes não sabiam bem como prosseguir, se deveriam ou não parar as aulas, como poderiam realizar atividades não presenciais, o que fazer em relação à alimentação escolar, entre outras questões. Novas informações e regras oficiais eram anunciadas aos poucos, e a primeira versão da página visava justamente reunir todas essas orientações em um único lugar.”
Leia também: Município economiza R$ 180 mil utilizando Conviva Educação
A primeira versão citada por Elis foi publicada em 19 de março, e além de ser constantemente atualizada com todas as informações pertinentes, trazia alguns tópicos fixos para facilitar o acesso à orientações-chave:
Calendário, Cursos, Posicionamentos da Undime, Prevenção, Materiais de apoio e Informações Falsas.
Em um segundo momento, a página se tornou efetivamente uma área da plataforma, que está no ar desde 27 de abril e contempla todas as funcionalidades citadas no início do texto: galeria de vídeos, notícias, fórum e experiências.
Com a área "Combate ao coronavírus", o Conviva oferece recursos, informações e orientações para que as secretarias municipais de educação consigam se organizar, envolver a comunidade escolar, cumprir com as determinações e também planejar a retomada das aulas presenciais.
Como conta Murillo Jesus, scrum master do Conviva, os desenvolvedores fizeram uma imersão na plataforma para construir a página o mais rápido possível:
“O cliente trouxe a demanda de ajudar os usuários a encontrar facilmente tudo que o Conviva pode oferecer para apoiá-los nesse momento. Então, os desenvolvedores fizeram um trabalho incrível de mapear tudo o que já existia no sistema, adaptar as ferramentas e organizá-las em um único lugar, com foco sempre na experiência e necessidade das secretarias de educação.”
Tecnicamente, a organização dos conteúdos foi feita por meio de tags, botões e filtros relacionados ao coronavírus. A equipe da Caiena construiu toda a estrutura e layout da página, sempre atenta aos feedbacks do cliente, enquanto o Instituto Natura e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) são responsáveis pelos materiais de alta qualidade que preenchem essa estrutura.
Para a criação dos conteúdos, a equipe do Conviva e a Undime realizam reuniões semanais, nas quais analisam todas as notícias recentes e planejam como transformá-las em materiais relevantes e descomplicados para os usuários.
Entre os conteúdos públicos, destacam-se as decisões jurídicas que impactam o trabalho das secretarias, orientações para prevenção e videoconferências sobre ações das secretarias municipais de educação, por exemplo.
Elis destaca também o trabalho conjunto de todos os envolvidos para oferecer apoio especial às secretarias durante a pandemia e, ao mesmo tempo, dar continuidade aos desenvolvimentos já planejado para o Conviva:
“Os ciclos de trabalho do Conviva costumam ser definidos com antecedência, mas com o coronavírus, tivemos que agir rápido. Estamos dividindo parte dos sprints apenas para ações de emergência, e outra parte para dar continuidade aos desenvolvimentos já programados e que também são importantes para as secretarias que utilizam a plataforma.”
Como o Murillo acrescenta, “é muito gratificante ver como nossa equipe tem capacidade de realizar um trabalho importante de forma tão rápida e para um projeto com impacto social tão grande.”
O Conviva Educação é uma plataforma online que, desde 2013, apoia equipes de trabalho de mais de 90% das secretarias municipais de ensino do Brasil. Ele é uma iniciativa da Undime e conta com o apoio de 10 instituições e fundações parceiras. A Caiena é quem desenvolve e constantemente aprimora aspectos técnicos da plataforma.