Consciência Negra: conheça as dicas de filmes, séries e livros da Caiena
O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi criado para reconhecer e valorizar as contribuições da comunidade negra na sociedade brasileira, visando o combate ao preconceito racial.
Uma maneira de apoiar e refletir sobre a consciência negra é se aprofundar em produções culturais criadas e protagonizadas por pessoas negras do Brasil e outras nações. Isso porque esse grupo social foi invisibilizado por muitos anos em nossa sociedade, devido ao racismo estrutural que permeia a história mundial.
E, na Caiena, acreditamos que discussões como esta, que promovem a conscientização sobre as diferenças e semelhanças que nos caracterizam, contribuem com a sociedade e um mundo mais plural.
Por isso, listamos algumas dicas de filmes, séries e livros compartilhadas pelas feras da Caiena que podem te ajudar a conhecer e se atualizar sobre as contribuições da comunidade negra. Este contato com as produções culturais possibilitam a ampliação da visão de mundo sobre questões e problemas ainda presentes em nosso cotidiano. Confira!
Navegue pelo conteúdo:
Black Lives Matter: o novo “start” para as discussões sobre a representatividade negra na cultura atual
O resgate da cultura negra e da sua representatividade na mídia já é uma luta antiga. Mas foi em 2020, com a ascensão do movimento Black Lives Matter – onda de protestos realizada pelo mundo todo após a morte de George Floyd – que percebemos o fortalecimento dessa discussão em inúmeros setores culturais, principalmente no audiovisual.
Na ocasião, uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria McKinsey & Company revelou que apenas 6% dos roteiristas, diretores e produtores de Hollywood eram pessoas negras. E que, enquanto pessoas negras conseguem atuar em seis papéis principais, as pessoas brancas atuam em nove.
Hoje, as discussões já têm surtido efeito, como no Oscar de 2021. A última premiação foi a que registrou maior participação de profissionais de cinema negros. Nesta ocasião, o ator Daniel Kaluuya conquistou a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante no filme “Judas e o Messias Negro”. Vale reforçar que o longa traz a história do ativista do Panteras Negras Fred Hampton e foi lançado em um momento de muitos protestos contra a violência racial nos Estados Unidos.
Além disso, outro filme vencedor de estatuetas em 2021, baseado nesta temática e protagonizado por negros – com os atores Viola Davis e Chadwick Boseman – foi “A Voz Suprema do Blues”, que conquistou as categorias Maquiagem e Cabelo e Figurino.
Na literatura, apesar de observarmos avanços na participação de pessoas negras, ainda temos muito a melhorar. Uma pesquisa sobre literatura contemporânea da UnB (Universidade de Brasília) identificou que entre 1990 e 2004, 93,9% dos autores publicados por três grandes editoras do país eram pessoas brancas.
Dicas de filmes, séries e livros dos talentos da Caiena
Por muito tempo, a discussão sobre a representatividade negra na cultura foi deixada de lado na sociedade. Sendo assim, os temas dos principais filmes, séries ou livros consumidos pelo mundo todo eram, em sua maioria, criados e estrelados por pessoas brancas.
Mas esta realidade vem mudando: a conscientização sobre a importância da inclusão e divulgação do trabalho de pessoas negras tem ganhado cada vez mais força. E, hoje, o acesso às obras culturais relacionadas ao debate contra o preconceito racial tem mais destaque entre a mídia e o público.
Pensando nisso, pedimos aos nossos talentos sugestões de filmes, séries e livros relacionados ao tema Consciência Negra para que mais pessoas conheçam produções de pessoas negras. Confira as dicas!
Filmes
- “Felicidade por um fio” (Netflix)
Gabriel Dantas, Desenvolvedor de Software Front-End
- “O Ódio que Você Semeia” (Amazon Prime)
Gabriel Dantas, Desenvolvedor de Software Front-End
- “What Happened, Miss Simone?” (Netflix)
João Paulo Gotardo, Líder da Área de Pessoas
- “Histórias Cruzadas” (Telecine)
João Paulo Gotardo, Líder da Área de Pessoas
- “Bem-vindo a Marly-Gomont” (Netflix)
João Paulo Gotardo, Líder da Área de Pessoas
Séries
- “Diz Aí - Afro e Indígena” (Globoplay)
João Paulo Gotardo, Líder da Área de Pessoas
- “Afronta” (Globoplay)
João Paulo Gotardo, Líder da Área de Pessoas
- “Falcão e o Soldado Invernal” (Disney+)
Alex Bruno Cáceres, Desenvolvedor de Software Front-End
- “Projeto: Os Heróis da Marvel - EP 10” (Disney+)
Alex Bruno Cáceres, Desenvolvedor de Software Front-End
- “Cara Gente Branca” (Netflix)
Dara Alves, Designer Gráfica
Livros
- “O Sol É Para Todos”, de Harper Lee
Dara Alves, Designer Gráfica
- “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto
Karina Pilotto, Social Media
Conclusão
Estas são apenas algumas obras de um vasto universo de obras produzidas por pessoas negras na literatura e no audiovisual.
Nesta lista compartilhada pelo portal Negre, por exemplo, estão os 25 melhores atores e atrizes negros selecionados pelo The New York Times. É interessante observar que entre as indicações está a brasileira Sônia Braga, estrela dos filmes “Aquarius” e “Bacurau”.
Na literatura, também vivemos avanços referentes ao consumo das obras de escritores negros, com a ascensão de nomes como Djamila Ribeiro, Conceição Evaristo, e até mesmo de clássicos de Maria Carolina de Jesus. Se está em busca destas obras, a Casa Um fez uma lista de 6 obras de autores e autoras negros para conhecer.
Esperamos que este conteúdo contribua com a sua construção de mundo diante de discussões relevantes, como a da consciência negra. Esta é uma iniciativa do Comitê da Diversidade da Caiena, que visa fomentar discussões entre os talentos e a sociedade, trazendo aprendizagens e novos olhares que possibilitam um canal de diálogo sobre este e muitos outros temas. Quer conhecer mais conteúdos sobre Diversidade do Blog da Caiena? Acesse: https://blog.caiena.net/tag/diversidade/.