#blog

Consciência Negra: dicas de filmes, séries e livros da Caiena

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi criado para reconhecer e valorizar as contribuições da comunidade negra na sociedade brasileira, visando o combate ao preconceito racial.

Uma maneira de apoiar e refletir sobre a consciência negra é se aprofundar em produções culturais criadas e protagonizadas por pessoas negras do Brasil e outras nações. Isso porque esse grupo social foi invisibilizado por muitos anos em nossa sociedade, devido ao racismo estrutural que permeia a história mundial.

E, na Caiena, acreditamos que discussões como esta, que promovem a conscientização sobre as diferenças e semelhanças que nos caracterizam, contribuem com a sociedade e um mundo mais plural.

Por isso, listamos algumas dicas de filmes, séries e livros compartilhadas pelas feras da Caiena que podem te ajudar a conhecer e se atualizar sobre as contribuições da comunidade negra. Este contato com as produções culturais possibilitam a ampliação da visão de mundo sobre questões e problemas ainda presentes em nosso cotidiano. Confira!

Navegue pelo conteúdo:

Black Lives Matter: o novo “start” para as discussões sobre a representatividade negra na cultura atual

O resgate da cultura negra e da sua representatividade na mídia já é uma luta antiga. Mas foi em 2020, com a ascensão do movimento Black Lives Matter – onda de protestos realizada pelo mundo todo após a morte de George Floyd – que percebemos o fortalecimento dessa discussão em inúmeros setores culturais, principalmente no audiovisual.

Na ocasião, uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria McKinsey & Company revelou que apenas 6% dos roteiristas, diretores e produtores de Hollywood eram pessoas negras. E que, enquanto pessoas negras conseguem atuar em seis papéis principais, as pessoas brancas atuam em nove.

Hoje, as discussões já têm surtido efeito, como no Oscar de 2021. A última premiação foi a que registrou maior participação de profissionais de cinema negros. Nesta ocasião, o ator Daniel Kaluuya conquistou a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante no filme “Judas e o Messias Negro”. Vale reforçar que o longa traz a história do ativista do Panteras Negras Fred Hampton e foi lançado em um momento de muitos protestos contra a violência racial nos Estados Unidos.

Além disso, outro filme vencedor de estatuetas em 2021, baseado nesta temática e protagonizado por negros – com os atores Viola Davis e Chadwick Boseman – foi “A Voz Suprema do Blues”, que conquistou as categorias Maquiagem e Cabelo e Figurino.
Na literatura, apesar de observarmos avanços na participação de pessoas negras, ainda temos muito a melhorar. Uma pesquisa sobre literatura contemporânea da UnB (Universidade de Brasília) identificou que entre 1990 e 2004, 93,9% dos autores publicados por três grandes editoras do país eram pessoas brancas.

Dicas de filmes, séries e livros dos talentos da Caiena

Por muito tempo, a discussão sobre a representatividade negra na cultura foi deixada de lado na sociedade. Sendo assim, os temas dos principais filmes, séries ou livros consumidos pelo mundo todo eram, em sua maioria, criados e estrelados por pessoas brancas.

Mas esta realidade vem mudando: a conscientização sobre a importância da inclusão e divulgação do trabalho de pessoas negras tem ganhado cada vez mais força. E, hoje, o acesso às obras culturais relacionadas ao debate contra o preconceito racial tem mais destaque entre a mídia e o público.

Pensando nisso, pedimos aos nossos talentos sugestões de filmes, séries e livros relacionados ao tema Consciência Negra para que mais pessoas conheçam produções de pessoas negras. Confira as dicas!

Filmes

  • “Felicidade por um fio” (Netflix)

Gabriel Dantas, Desenvolvedor de Software Front-End

  • “O Ódio que Você Semeia” (Amazon Prime)

Gabriel Dantas, Desenvolvedor de Software Front-End

  • “What Happened, Miss Simone?” (Netflix)

João Paulo Gotardo, Líder da Área de Pessoas

  • “Histórias Cruzadas” (Telecine)

João Paulo Gotardo, Líder da Área de Pessoas

  • “Bem-vindo a Marly-Gomont” (Netflix)

João Paulo Gotardo, Líder da Área de Pessoas

Séries

  • “Diz Aí - Afro e Indígena” (Globoplay)

João Paulo Gotardo, Líder da Área de Pessoas

  • “Afronta” (Globoplay)

João Paulo Gotardo, Líder da Área de Pessoas

  • “Falcão e o Soldado Invernal” (Disney+)

Alex Bruno Cáceres, Desenvolvedor de Software Front-End

  • “Projeto: Os Heróis da Marvel - EP 10” (Disney+)

Alex Bruno Cáceres, Desenvolvedor de Software Front-End

  • “Cara Gente Branca” (Netflix)

Dara Alves, Designer Gráfica

Livros

  • “O Sol É Para Todos”, de Harper Lee

Dara Alves, Designer Gráfica

  • “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto

Karina Pilotto, Social Media

Conclusão

Estas são apenas algumas obras de um vasto universo de obras produzidas por pessoas negras na literatura e no audiovisual.

Nesta lista compartilhada pelo portal Negre, por exemplo, estão os 25 melhores atores e atrizes negros selecionados pelo The New York Times. É interessante observar que entre as indicações está a brasileira Sônia Braga, estrela dos filmes “Aquarius” e “Bacurau”.

Na literatura, também vivemos avanços referentes ao consumo das obras de escritores negros, com a ascensão de nomes como Djamila Ribeiro, Conceição Evaristo, e até mesmo de clássicos de Maria Carolina de Jesus. Se está em busca destas obras, a Casa Um fez uma lista de 6 obras de autores e autoras negros para conhecer.

Esperamos que este conteúdo contribua com a sua construção de mundo diante de discussões relevantes, como a da consciência negra. Esta é uma iniciativa do Comitê da Diversidade da Caiena, que visa fomentar discussões entre os talentos e a sociedade, trazendo aprendizagens e novos olhares que possibilitam um canal de diálogo sobre este e muitos outros temas. Quer conhecer mais conteúdos sobre Diversidade do Blog da Caiena? Acesse: https://blog.caiena.net/tag/diversidade/.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.