O framework Scrum é a melhor opção para o meu projeto?

Metodologia 9 de Mar de 2018

O framework Scrum é, atualmente, um dos métodos ágeis mais disseminados e utilizados no desenvolvimento de software. A facilidade de compreender o framework encoraja as equipes a utilizá-lo, porém, seu domínio e correta aplicação não são pontos tão simples assim.

Dois dos pilares do Scrum são a Inspeção e Adaptação. Esses pilares se aplicam, inclusive, no questionamento sobre a escolha do framework como método de desenvolvimento.

É muito comum ouvir de membros de times scrum as seguintes frases:

"O ScrumMaster e o Product Owner do nosso time são a mesma pessoa."

"Novamente, passamos 4 horas na Sprint Planning Meeting e no terceiro dia do sprint a prioridade foi alterada e tivemos que nos replanejar."

"Estamos preparando o Sprint Review para demonstrarmos o resultado ao nosso Product Owner."

"Apenas no 5º sprint tivemos um feedback do usuário sobre a entrega realizada no 2º sprint."

O framework Scrum define responsabilidades muito claras para os papéis e objetivos específicos para as cerimônias. Garantir que cada papel cumpra suas responsabilidades e alcance os objetivos das cerimônias é o caminho para o sucesso do projeto. Caso contrário, é muito comum o time começar a questionar a eficácia do framework, sendo que deveria questionar se o método escolhido é o melhor para o contexto do projeto.

Para a situação descrita acima, e para times iniciantes no desenvolvimento ágil, a metodologia Kanban é uma excelente opção.

O Kanban é geralmente aplicado a partir de cartões (Post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de um projeto. Ele pode ser organizado em uma simples folha de papel, dividida em três colunas: "fazer", "fazendo" e "feito". Dessa forma, o grupo de trabalho consegue descrever as atividades em pequenos cartões e distribuí-las para indicar o estágio de cada uma.

E esta metodologia não se restringe apenas ao contexto das empresas de tecnologia! O Scrum e o Kanban podem ser aplicados em diversos processos criativos de trabalho – de diferentes segmentos – para a organização do time.

Para se aprofundar mais sobre esse tema, recomendamos também as seguintes leituras:

Kanban vs. Scrum: What are the differences?

What is Kanban?

Aqui na Caiena, utilizamos ambos os frameworks de acordo com a realidade de cada projeto, e nesse texto aqui falamos um pouco mais sobre isso. Tem interesse em se aprofundar nesse assunto? Leia também sobre o que é o Manifesto Ágil, como começar uma carreira em gestão ágil e descubra também como se dá o desenvolvimento ágil de softwares!

Se você deseja desenvolver suas habilidades em metodologia ágil com a nossa equipe, confira nossas vagas abertas!

Paulo Urgal

Cientista da computação, curioso, dedicado e apaixonado pelo que faço.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies