Como foi a TRANSFORMAR - Oficina de Design

Diversidade 1 de Set de 2022

Primeira ação da Caiena voltada à inclusão do público trans

Diversidade é um dos grandes temas do nosso tempo – e o mercado estácada vez mais atento a isso. Uma pesquisa feita pela McKinsey demonstrou que diversidade e performance financeira caminham lado a lado, visto que resulta em espaços mais criativos e, por isso, mais lucrativos.

No entanto, as mudanças de comportamento do mercado não devem ser impulsionadas apenas por este aspecto. Afinal, as ações em prol da diversidade e da inclusão podem transformar vidas. Criar oportunidades mais flexíveis em processos seletivos, por exemplo, pode impactar diretamente na trajetória de grupos historicamente preteridos.

Atento à importância das ações em prol da diversidade, o Comitê de Diversidade da Caiena decidiu criar uma formação em design voltada exclusivamente às pessoas trans. Continue a leitura para conferir como foi a TRANSFORMAR - Oficina de Design, realizada nos dias 20 e 27 de agosto de 2022.

Conteúdo apresentado

Parte dos designers da Caiena – Edu Araújo, Jaque Vital e Dara Alves – foi responsável por formular o conteúdo e mediar os encontros da oficina. Foram disponibilizadas vagas exclusivas para pessoas trans e a seleção privilegiou as pessoas com menos experiência em design e/ou que queriam se iniciar na área.

Os assuntos abordados foram desde os princípios do design gráfico até o uso de ferramentas e softwares de criação e edição. Tipografia, estudo de cores e processo criativo também foram abordados. Além disso, as pessoas participantes puderam tirar dúvidas sobre a carreira em design e a construção de um bom portfólio.

Assim, apresentando conteúdos coerentes com o mercado de trabalho, foi possível garantir que o aprendizado possa ser aplicado na prática.

Resultado e próximos passos

A TRANSFORMAR - Oficina de Designfoi a primeira ação da Caiena direcionada ao público trans. Essa decisão foi baseada na crença de que o incentivo à etapa de formação amplia o leque de habilidades e oportunidades desse público. O resultado foi animador!

A seguir, alguns dos feedbacks das pessoas que participaram da oficina:

Os instrutores foram muito solícitos, sensíveis e amigáveis.
O que mais gostei foi a compreensão dos fatos, a forma coletiva que se comunicam com a sociedade e o seu meio. Super bacana!

O Comitê de Diversidade da Caiena planeja, anualmente, um calendário de ações e divulgação de conteúdos voltados à temática. Confira alguns dos assuntos que já discutimos aqui no Blog: Consciência Negra, Combate à LGBTQIA+fobia, Capacistismo e Discriminação Algorítimica.

Marta Barbieri

Cientista Social e Analista de Comunicação na Caiena.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.