#blog

Como e onde fazer um portfólio de ilustração?

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Quando você se apresenta para alguém, o que você conta? Geralmente, as pessoas compartilham a idade, os interesses, a área em que trabalham ou os esportes que praticam.

O portfólio funciona da mesma forma, como um cartão de visitas. Com ele é possível organizar e apresentar seus principais trabalhos de forma convidativa, incentivando que as pessoas os conheçam.

Designers e ilustradores(as) utilizam muito esta ferramenta, que é um complemento ao currículo tradicional e pode ser utilizada para se destacar em processos seletivos.

Neste texto, vamos apresentar qual a importância do portfólio e também algumas dicas para a criação de uma boa versão para ilustração – com selo de aprovação do time de design da Caiena!

Navegue pelo conteúdo:

O que é um portfólio?

O portfólio é como um álbum que contém os melhores trabalhos de uma empresa ou de um profissional. Nele, é possível registrar experiências práticas, ou seja, apresentar às pessoas aquilo que foi feito por você, antes mesmo de realizar qualquer teste ou processo seletivo.

No caso de designers e ilustradores(as), por exemplo, a criação de um logo ou projeto de identidade visual feitos para um cliente específico tornam-se uma maneira palpável de se apresentar para novos clientes, recrutadores e colegas de profissão.  

A tendência de que todos os assuntos, hoje, sejam resolvidos online também vale neste caso. Por isso, apresentaremos, a seguir, seis plataformas online para criar seu portfólio de ilustração.

Leia também: Portfólio para desenvolvedores: dicas de recrutadores

Seis plataformas para criar seu portfólio

Behance

Talvez seja a plataforma mais popular para criação de um portfólio e para utilizá-la basta possuir uma conta Adobe. No Behance é possível interagir com outros usuários e inserir arquivos de imagem e vídeo em diversos formatos.

Cargo Collective

O diferencial do Cargo Collective é que o site oferece diversos templates de portfólio, não é necessário ter conhecimentos em HTML ou CSS para criar sua página pessoal.

DeviantArt

Utilizado, principalmente, por ilustradores, o DeviantArt é uma plataforma de fácil personalização para hospedar as produções criativas.

Adobe Portfolio

Este aplicativo facilita a criação do portfólio e pode, ainda, ser integrado ao Behance.

Artstation

Amplamente utilizada por artistas de diversas áreas, a Artsation também é uma opção de plataforma para criação de portfólio e divulgação de criações.

Instagram

Sim! O Instagram, atualmente, tem sido uma boa pedida para a criação de um portfólio acessível, visto que a cultura de compartilhamento de conteúdos da rede social pode fazer com que o trabalho postado atinja um número grande de usuários.

Leia também: 5 plataformas para o desenvolvimento de protótipos

Dicas para ter um bom portfólio

Uma vez criado o portfólio, na plataforma que melhor atenda suas necessidades, é fundamental se atentar a alguns detalhes.

Dê preferência aos trabalhos que mais tem a ver com seu momento. Afinal, ao longo do tempo, o traço e o estilo da ilustração podem mudar. Mantenha ativos em seu portfólio apenas aqueles projetos que melhor representem o seu momento profissional.

Escolher uma boa thumbnail também é um ponto para prestar atenção, como sugere o Edu Araújo, líder da Área de Design Gráfico da Caiena. Thumbnail é a miniatura que serve de "capa" aos conteúdos da web, por isso, quanto mais chamativa ela for, melhor.

Outra dica do Edu é que as pessoas ilustradoras e designers apresentem, sempre que possível, o processo de criação com sketches e estudos. Assim, é possível demonstrar como a ideia nasceu e tomou forma, até chegar ao resultado final. Não se esqueça também de indicar quais programas e técnicas foram utilizados no processo!

Conclusão

O portfólio é como um cartão de visitas, usado com frequência por pessoas da área de design para apresentar suas criações e ilustrações.

Acompanhado do currículo tradicional, um bom portfólio pode ser uma forma de se destacar em processos seletivos e, também, de encontrar clientes que tenham tudo a ver com o trabalho desenvolvido por você.

O time de design aqui da Caiena está sempre criando soluções criativas e crescendo – e adoraria contar com seu talento. Se quiser enviar seu portfólio para uma de nossas oportunidades, veja nossas vagas!

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.