#blog

Como começar a carreira em gestão ágil na tecnologia?

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

O mercado de tecnologia está à todo vapor. Entretanto, você sabia que ainda assim faltam muitos profissionais para atender às vagas do setor? De acordo com pesquisas da organização social Softex, existe uma carência de 408 mil postos de trabalho em tecnologia da informação (TI) no Brasil hoje, sendo que o país já representa o 10º maior mercado de TI do mundo.

Além disso, o avanço no mercado de fintechs no Brasil promoveu um crescimento de 466% nas vagas abertas em tecnologia, segundo levantamento realizado pela plataforma de recrutamento Gupy. Ou seja, as oportunidades para quem quer iniciar ou seguir carreira nesta área só crescem.

Mas não estamos falando somente do aumento de vagas para pessoas desenvolvedoras! Afinal, para um projeto de tecnologia acontecer, é necessário o envolvimento de muita gente, como analistas diversos – de testes, software, banco de dados, projetos, qualidade – bem como designers, coordenadores…

E é sobre uma das áreas em alta na tecnologia que vamos tratar neste conteúdo: a gestão ágil. Isso porque estes profissionais são responsáveis por reunir e orientar equipes para que os projetos de tecnologia sejam realizados no menor tempo possível e com máxima produtividade.

A gestão ágil em tecnologia é uma área ainda distante de muitas pessoas que não têm tanta familiaridade com os processos deste mercado. Porém, existem diversas oportunidades para quem se especializa em metodologias ágeis e torna-se Product Owner e Scrum Master, por exemplo.

Siga com a leitura e entenda melhor a importância destas pessoas na criação de tecnologias e design de impacto!

Navegue pelo conteúdo:

Qual a importância da gestão ágil e como realizá-la?

As mudanças no mercado mundial aquecem cada vez mais o setor de tecnologia. Neste cenário, as empresas precisam, a todo momento, de soluções que garantam a inovação e a velocidade nos processos.

Para isso, é importante contar com pessoas que saibam analisar o contexto de trabalho e as habilidades dos envolvidos nos projetos, para, assim, criarem produtos únicos de acordo com as necessidades que por eles serão atendidas.

Este, então, é o principal papel dos gestores de metodologia ágil. E vale reforçar que a metodologia ágil é um conceito que reúne diversas abordagens, por isso se adapta de acordo com os objetivos de cada projeto e pode ser aplicada em diferentes atividades de inúmeros setores, não somente no desenvolvimento de software.

Por onde começar a desenvolver a carreira em gestão ágil?

Para quem ainda não tem nenhuma familiaridade com a área, indicamos começar pela leitura do livro “SCRUM: A Arte de fazer o dobro do trabalho pela metade do tempo”, de Jeff Sutherland, e também pelo Manifesto Ágil. Já trouxemos este conteúdo aqui no Blog da Caiena e reforçamos a importância de conhecer esta declaração criada a partir da metodologia ágil. O manifesto foi produzido na indústria de desenvolvimento de software para trazer uma nova visão na gestão de projetos.

Se você se identificou com esta profissão e quer se desenvolver na área, o próximo passo é buscar a capacitação. Existem muitos cursos no mercado para quem quer seguir a carreira, desde formações livres até MBAs. E também há opções gratuitas disponíveis para estudos remotos, como listado pelo portal Computer World.

Conheça abaixo três cursos online “na faixa” que podem te ajudar a iniciar essa carreira. Alguns estão em inglês – mas esta é uma excelente oportunidade para aprimorar o conhecimento no idioma, uma vez que, em tecnologia, inglês é o idioma mais valorizado entre as hard skills, as competências técnicas.

Para completar, além das hard skills, é importante também investir no aprimoramento das soft skills para seguir carreira em gestão ágil.

Aqui, estamos falando de trabalhar competências relacionadas às capacidades focadas nas relações humanas, a comportamentos como trabalho em equipe, inteligência emocional, resiliência e comunicação, entre outros. Pois, mais do que lidar com tecnologias, nesta área os profissionais lidam com pessoas e precisam saber como e quando se expressar da maneira correta.

Saiba mais: Soft Skills para Tecnologia

Scrum Master e Product Owner: profissões em alta na gestão ágil de tecnologia

Entre as diversas formas de atuar na gestão ágil de projetos de tecnologia, existem duas profissões que costumam se destacar: a função de Scrum Master e a de Product Owner. Você conhece e sabe a diferença entre elas?

Quem nos ajuda a entender melhor a importância e atribuições destas profissões relacionadas à gestão ágil em tecnologia é o Otávio Farah, líder da Área de Gestão da Caiena.

Para começar, antes de entender o que faz uma pessoa Scrum Master em um projeto, precisamos compreender melhor o que é o Scrum. Esta é uma abordagem de gestão que pode ser aplicada não só neste setor, mas em todas as áreas de negócios.

O Scrum é um método que foi criado há mais de 20 anos por Jeff Sutherland, como uma alternativa ao método cascata. E hoje esta metodologia está entre as mais usadas no mundo todo para desenvolvimento de softwares. Logo, os processos são conduzidos pelo Scrum Master, profissional que deve dominar o método e acompanhar sua aplicação.

“O Scrum Master é o responsável por orientar as equipes sobre os princípios ágeis. É ele quem lidera as cerimônias do Scrum, otimizando cada uma das interações. É ele também quem remove os impedimentos e evita que as equipes sofram muitas interferências externas”, explica Otávio.

Para adquirir este título e trabalhar na função, é necessário obter uma certificação oficial. Portanto, quem quer iniciar nesta área precisa buscar organizações autorizadas a concedê-la. Você pode conferir a lista oficial de empresas licenciadas no site do Scrum.

Já o Product Owner, conforme explica Otávio, é quem faz a interface com o cliente no projeto de tecnologia. “É ele quem traz para o time de desenvolvimento a visão do negócio. É responsável por entender, organizar e priorizar todos os requisitos do projeto, sempre visando maximizar o valor da entrega. No final de cada sprint (ciclo de trabalho), é ele quem demonstra para os envolvidos no projeto quais foram as realizações do time de desenvolvimento”, completa.

Gestão ágil na Caiena

Na Caiena, nós utilizamos métodos ágeis de gestão baseados no Scrum e Kanban para garantir mais eficiência em nossas entregas, principalmente nas ocasiões que exigem rápidas mudanças.

Acreditamos que o engajamento e satisfação de nossos talentos ao trabalhar está relacionado a isso, pois com a aplicação das metodologias ágeis, conseguimos uma melhor organização e comunicação entre todas as pessoas. Isso se reflete em nossa melhoria contínua e na cultura flexível e de confiança.

Quer desenvolver suas habilidades em metodologias ágeis com nossa equipe? Confira nossas vagas abertas aqui!

E se não encontrar uma oportunidade que atenda ao seu momento de carreira, cadastre-se para receber notificações sobre vagas abertas relacionadas ao seu perfil profissional.

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.