Character design: os processos do design de personagens
Dos estúdios da Disney aos escritórios abertos de agências e startups, os conjuntos de técnicas do character design (ou design de personagens) são essenciais nas situações em que uma personagem precisa transmitir a história de uma marca, projeto, produto ou ideia.
Navegue pelo conteúdo:
Compreensão do contexto
O primeiro passo para desenhar sua personagem é entender o contexto, a história que precisa ser contada, a mensagem que deve ser passada com os materiais visuais que serão produzidos. Reúna o máximo de informações que puder sobre o tema. Essas informações serão muito úteis para definir características da personagem e aplicá-las nas etapas seguintes.
Para isso, tente responder algumas perguntas:
- Quem é meu público-alvo?
- Qual é – ou quais são – as mensagens que você gostaria de passar ao público com sua história?
- Quais sensações você precisa que o público associe à marca, produto ou ideia sendo transmitida?
Reúna estereótipos
Na maioria das criações de personagem, é interessante buscar características do estereótipo que você quer representar. E é justamente respondendo às perguntas que elencamos no ponto anterior que você definirá esse estereótipo.
A imagem abaixo exemplifica como cada expressão, corte e cor de cabelo, roupa e acessórios revelam um pouco da personalidade da personagem.
Linguagem corporal
A linguagem corporal, como detalhes sutis da posição de uma mão, postura e linha de ação, também acrescentam características de intenção e de personalidade à personagem. A imagem abaixo conecta algumas características corporais aos sentimentos e intenções que denotam.
Shapes (formas)
Os shapes escolhidos para as personagens influenciam subjetivamente a percepção de quem as vê. Círculos apresentam personagens carismáticos e simpáticos. Figuras mais próximas ao quadrado demonstram equilíbrio, rotina e estabilidade. Já formas pontiagudas, mais próximas ao triângulo, mostram agressividade e maldade.
Conclusão
Detalhes visuais como formas, posturas e linhas de ação influenciam muito a percepção que o público terá da personagem. Ou seja, se você está tentando passar uma mensagem de segurança, confiança e bondade, mas desenha personagens com shapes triangulares e posturas negativas, poderá gerar uma sensação de incoerência no público.
Portanto, o primeiro passo essencial para ter sucesso é compreender quais mensagens e sensações você precisa suscitar no público e, então, buscar as características que te ajudem a transmiti-las visualmente.
Se você deseja desenvolver suas habilidades em design com a nossa equipe, confira nossas vagas abertas! Caso não encontre uma oportunidade que atenda ao seu momento de carreira, cadastre-se para receber notificações sobre vagas abertas relacionadas ao seu perfil profissional.