Character design: os processos do design de personagens

Design Nov 11, 2020

Dos estúdios da Disney aos escritórios abertos de agências e startups, os conjuntos de técnicas do character design (ou design de personagens) são essenciais nas situações em que uma personagem precisa transmitir a história de uma marca, projeto, produto ou ideia.

Navegue pelo conteúdo:

Compreensão do contexto

O primeiro passo para desenhar sua personagem é entender o contexto, a história que precisa ser contada, a mensagem que deve ser passada com os materiais visuais que serão produzidos. Reúna o máximo de informações que puder sobre o tema. Essas informações serão muito úteis para definir características da personagem e aplicá-las nas etapas seguintes.

Para isso, tente responder algumas perguntas:

  • Quem é meu público-alvo?
  • Qual é – ou quais são – as mensagens que você gostaria de passar  ao público com sua história?
  • Quais sensações você precisa que o público associe à marca, produto ou ideia sendo transmitida?

Reúna estereótipos

Na maioria das criações de personagem, é interessante buscar características do estereótipo que você quer representar. E é justamente respondendo às perguntas que elencamos no ponto anterior que você definirá esse estereótipo.

A imagem abaixo exemplifica como cada expressão, corte e cor de cabelo, roupa e acessórios revelam um pouco da personalidade da personagem.

Linguagem corporal

A linguagem corporal, como detalhes sutis da posição de uma mão, postura e linha de ação, também acrescentam características de intenção e de personalidade à personagem. A imagem abaixo conecta algumas características corporais aos sentimentos e intenções que denotam.

Shapes (formas)

Os shapes escolhidos para as personagens influenciam subjetivamente a percepção de quem as vê. Círculos apresentam personagens carismáticos e simpáticos. Figuras mais próximas ao quadrado demonstram equilíbrio, rotina e estabilidade. Já formas pontiagudas, mais próximas ao triângulo, mostram agressividade e maldade.

Conclusão

Detalhes visuais como formas, posturas e linhas de ação influenciam muito a percepção que o público terá da personagem. Ou seja, se você está tentando passar uma mensagem de segurança, confiança e bondade, mas desenha personagens com shapes triangulares e posturas negativas, poderá gerar uma sensação de incoerência no público.

Portanto, o primeiro passo essencial para ter sucesso é compreender quais mensagens e sensações você precisa suscitar no público e, então, buscar as características que te ajudem a transmiti-las visualmente.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies