O Sistema de Formação dos Educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (CEU-FOR) foi um projeto desenvolvido pela Caiena entre 2015 e 2016 para auxiliar na concepção de uma plataforma integrada de formação de professores e gestores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Além de conceber um ambiente que os servidores poderiam acessar para realizar cursos e formações de maneira mais articulada e alinhada às suas carreiras, a Caiena também teve como foco durante todas as etapas desse projeto impactar a ponta final do processo: os alunos.

O CEU-FOR foi o primeiro projeto da Caiena focado inteiramente em design, e pode ser considerado um exemplo do SEED - um produto exclusivo que, como o próprio nome sugere, tem como objetivo entregar ao cliente o que pode ser comparado a uma “semente” de um projeto, ou seja, o ponto de partida, a ideação inicial para a criação de um projeto ou a resolução de um problema e seu desenvolvimento na prática.

No caso do CEU-FOR, para se chegar à ideia de como deveria funcionar uma plataforma voltada para a integração e gestão da formação desses educadores, a Caiena realizou oficinas com representantes das Diretorias Regionais de Ensino de São Paulo. Durante essa etapa, foram aplicadas diversas técnicas de gestão ágil e design thinking, que permitiram reunir diferentes contribuições – especialmente das pessoas que realmente utilizariam essa plataforma. O grande impacto desse projeto foi promover uma mobilização da rede de educadores nunca antes proposta e realizada, que materializou a colaboração e um plano de ação para gestão e formação dos profissionais.

A abordagem escolhida pela equipe da Caiena neste projeto e durante as atividades esteve sempre focada no conceito de human centered design, que considera o ser humano como o centro de todo o processo de design. Nesse contexto, foram desenvolvidos processos, fluxos, mockups e interfaces para a plataforma idealizada, implementando metodologias ágeis de gestão ao longo de todas as etapas do projeto.

Resumo:
Projeto: CEU-FOR.
O que é: Um projeto de design para a concepção de uma plataforma integrada de formação de professores e gestores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
Cliente: Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
Ano: 2015-2016.