Para quê fazer um Censo de Diversidade? O exemplo da Caiena

Caiena Out 16, 2020

Acreditamos que as empresas podem exercer um papel importante para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. E trabalhar esses princípios internamente, formando uma equipe que reflita a diversidade social, é uma das melhores formas de avançar nesse sentido. Aqui na Caiena, o Censo de Diversidade foi uma das ferramentas que encontramos para para isso.

Navegue pelo conteúdo:

O contexto da Caiena

A Caiena é uma empresa de tecnologia, setor conhecido por ser majoritariamente masculino (por razões que tratamos mais profundamente neste texto aqui). E conforme avançamos como negócio, cresce também nossa responsabilidade sobre o papel que devemos cumprir para mudar esse cenário.

Nos últimos anos, produzimos cada vez mais debates e conteúdos para transmitir aos nossos talentos os valores de respeito, colaboração e igualdade que nos guiam como empresa. Além disso, nos esforçamos para que nossas vagas cheguem ao público mais amplo possível e realizamos ações externas que estimulam a diversidade na tecnologia – como é o caso da formação Ruby Empowers!.

A criação do Censo de Diversidade

Para avançar com consistência na construção de um ambiente mais diverso, percebemos a importância de mapear e consolidar qual é o retrato da empresa em termos de diversidade. Para isso, em 2019 criamos o Censo de Diversidade da Caiena. O censo é uma pesquisa interna anual, com participação anônima, que nos ajuda a traçar o panorama dos talentos da empresa em pontos como gênero, cor, crença, orientação sexual e muito mais.

As análises das respostas nos mostram onde concentrar nossos esforços. Além disso, a coleta dos dados ano após ano nos garante um panorama da empresa comparável com o passar do tempo, além da reflexão sobre novos planos e ideias.

Alguns dos resultados do nosso censo

Ao final de cada censo, nossos talentos recebem uma apresentação com os resultados, assim como uma comparação demonstrando as mudanças entre um ano e outro. Para aumentar ainda mais a transparência do processo e, quem sabe, estimular outras empresas a realizarem ações semelhantes, vamos divulgar abaixo alguns resultados dos últimos anos.

As vantagens econômicas da diversidade

Vale destacar que existem ainda outros argumentos que demonstram a importância de construir equipes que representem a diversidade existente fora dos limites da empresa. Pesquisas demonstram que inclusão e diversidade melhoram o desempenho dos negócios, seu faturamento mensal e o ganho de valor da marca no longo prazo.

Dados de 2017 levantados pela consultoria McKinsey mostram que empresas com alta diversidade de gênero têm 21% mais chances de alcançar lucratividade acima da média. Além disso, companhias com maior diversidade étnica e cultural possuem 33% a mais de chances de alcançar performance superior.

Conclusão

O Censo de Diversidade foi a forma que encontramos para entender e consolidar o retrato da Caiena quanto à diversidade de seus talentos e, com isso, direcionar nossas ações e mensurar seus resultados no decorrer dos anos. Sabemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas tomar ciência da situação é o primeiro passo para mudá-la.

Compreendemos a importância social desta e de outras ações relacionadas. Por isso, trabalhamos para que os valores que guiam nossa marca, como respeito, transparência, colaboração e diversidade, cada vez transpareçam mais em nossa equipe e possam influenciar outras empresas e profissionais que nos acompanham.


LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies