Ceará Transparente

Para que gestão pública funcione democraticamente é essencial que a sociedade se envolva. Na prática, isso significa cidadãos, governo e equipes técnicas trabalhando em conjunto e exercendo o controle social. O Ceará Transparente torna isso possível ao reunir os serviços de Ouvidoria, Acesso à Informação e Transparência, fornecendo ao público um portal com ferramentas que fomentem a participação na gestão pública.

Áreas atendidas neste case

Tecnologia

O sistema reúne três dimensões em uma única plataforma: Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação. Por meio de uma camada de integração, a plataforma permite a coleta e gerenciamento de informações de forma centralizada, garantindo assim atenção aos prazos e qualidade da respostas aos cidadãos.

Desafios

Compreender profundamente a relação entre a população do Ceará e a gestão do Estado para criar um sistema com ferramentas eficazes para a boa comunicação entre ambos, estimulando a transparência e o controle social.

Imagens aparecerão no site publicado.

O Ceará Transparente foi desenvolvido pela Caiena para o Governo do Estado do Ceará, com financiamento do Banco Mundial. Por meio dele, os cidadãos cearenses têm acesso de maneira fácil, ágil e transparente às informações públicas e podem registrar e acompanhar manifestações aos órgãos de Ouvidoria do Governo. O sistema reúne três dimensões em uma única plataforma: Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação.

O Ceará Transparente estabelece um novo patamar de relacionamento entre os cidadãos cearenses e o Estado, facilitando e tornando mais ágil o acesso aos serviços de Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação. A plataforma permite a coleta e gerenciamento das manifestações de forma centralizada, garantindo assim melhor mantenimento dos prazos e qualidade da respostas aos cidadãos.

Outro diferencial é a possibilidade de efetiva participação cidadã no planejamento do Estado, por meio de uma ferramenta intuitiva que permite acompanhar a elaboração e execução do Plano Plurianual (PPA).

Transparência

O sistema atende as especificidades da Lei de Acesso à Informação estadual e federal, mas os métodos aplicados em seu desenvolvimento permitiram que o Ceará Transparente fosse além do que a lei pede: ele corresponde às necessidades e expectativas dos cidadãos em relação à transparência, responsabilidade fiscal e participação no governo.

Protagonismo

O design centrado no cidadão foi aplicado do início ao fim. Ao longo do projeto, diversas oficinas de design foram realizadas, engajando servidores, cidadãos e jornalistas na definição e priorização das ferramentas que deveriam existir no sistema. Além disso, para compreender o atual estado do relacionamento entre os cidadãos e o Estado, a Caiena conduziu uma pesquisa etnográfica por 25 cidades do Ceará, além de uma pesquisa online que recebeu mais de 8 mil respostas.

Logo no primeiro mês da fase de desenvolvimento, a equipe da Caiena convidou a população cearense para o primeiro teste público, feito no Vapt Vupt do Antônio Bezerra, em Fortaleza. Outros dois testes abertos também foram realizados, em Juazeiro do Norte, no Cariri, e no Instituto dos Cegos, em Fortaleza.

Resultados e reconhecimentos

Ceará Transparente foi premiado no iF Design Award 2018, na categoria Design de Serviços/UX para Governos e Instituições. Além disso, ações como a criação do Ceará Transparente fizeram com que o estado do Ceará se tornasse referência no exercício da transparência no Brasil, atingindo marcos como a nota máxima na Escala Brasil Transparente (EBT), monitorada pela Controladoria-Geral da União, e a conquista do Prêmio Transparência e Fiscalização Pública de 2018, organizado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

ver outros cases

Entenda como podemos
desenvolver o seu projeto

Projeto

Soluções digitais, da ideia à realização: junto com você, atuamos de ponta a ponta para alcançar os resultados que seu negócio busca.

entre em contato
entre em contato
Em que casos recomendamos?
Expansão de capacidade tecnológica 
Iniciativas que estão em uma fase madura 
Transformação digital  

Seed

Nossa abordagem de design para compreender um contexto e projetar uma solução específica, estabelecendo caminhos para alcançá-la.

saiba mais
saiba mais
Em que casos se aplica?
Concepção inicial de projetos
MVP para problemas complexos
Projetos com múltiplas equipes

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.
No items found.
Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.