O Ceará Transparente é um projeto desenvolvido pela Caiena para o Governo do Estado do Ceará que teve início em dezembro de 2016. Por meio desse Sistema, os cidadãos cearenses terão acesso de maneira fácil, ágil e transparente às informações públicas e poderão registrar e acompanhar manifestações aos órgãos de Ouvidoria do Governo. O projeto é estruturado sobre três pilares fundamentais: Ouvidoria, Acesso à Informação e Transparência.

De linguagem acessível, o Sistema disponibiliza ferramentas que facilitam o diálogo entre os cidadãos e o Governo e vem justamente para garantir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, possibilitando que os cidadãos acessem dados e informações do estado do Ceará sobre temas como saúde, educação e gastos públicos.

O design centrado no cidadão foi aplicado do início ao final. Durante os quatro primeiros meses do projeto, diversas oficinas de design foram realizadas, engajando servidores, cidadãos e jornalistas na definição e priorização das ferramentas que deveriam existir no sistema. Logo no primeiro mês da fase de desenvolvimento, a equipe da Caiena convidou a população cearense para o primeiro teste público, feito no Vapt Vupt do Antônio Bezerra, em Fortaleza. Outros dois testes públicos aconteceram depois desse, um em Juazeiro do Norte, no Cariri, e outro no Instituto dos Cegos, em Fortaleza, com pessoas com deficiência visual.

Por último, quando duas das três ferramentas já estavam desenvolvidas (Ouvidoria e Acesso à Informação), a Caiena possibilitou que o sistema fosse testado e avaliado por pessoas de todo o Ceará, tornando público o site de acesso ao portal.

O Sistema foi desenvolvido pela Caiena, sob gestão da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), por meio de uma operação de crédito firmada entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial, no âmbito do Programa para Resultados (PforR). Outra coisa interessante sobre esse projeto é que ele foi desenvolvido com a metodologia ágil, mesmo se tratando de um contrato feito a partir de um edital.

Uma vez que esse projeto tem como intuito facilitar o acesso à informação pública, ficam disponíveis o edital do projeto, o contrato e seus eventuais aditivos. A Caiena também mantém um blog com todas as informações e atualizações relacionadas ao Ceará Transparente.

Resumo:
Projeto: Ceará Transparente.
O que é: O Ceará Transparente é um Sistema que facilita o diálogo entre os cidadãos e o Governo e garante o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, possibilitando que os cidadãos acessem dados e informações do estado do Ceará sobre temas como saúde, educação e gastos públicos.
Clientes: Governo do Estado do Ceará e Banco Mundial.
Ano: 2016-2018.