Conheça o SEED, um método de design criado pela Caiena e capaz de transformar ideias em projetos consistentes.

Ideias surgem da necessidade de resolver problemas. Nesse sentido, seu objetivo é sempre o de se transformar em solução. E o que pode definir o sucesso ou o fracasso de qualquer ideia é a sua capacidade de se traduzir em um bom projeto.

É justamente esse o papel do Caiena SEED – transformar ideias, vontades e desafios em planos consistentes, com necessidades claras e tarefas bem definidas. O SEED, Sistema de Entendimento, Estratégia e Design, é um método criado a partir dos conhecimentos e experiência adquiridos durante os 16 anos da Caiena. Ele reúne uma série de técnicas e atividades práticas que adaptam-se ao contexto de cada desafio e cliente para facilitar os momentos iniciais de concepção de um projeto.

Transformar ideias em projetos – Etapa de entendimento

No contexto do entendimento, o SEED ajuda os idealizadores a entenderem qual é a situação atual que desejam mudar, a dor que precisam resolver. Feito isso, é preciso olhar para o futuro e imaginar um cenário ideal e possível no qual o problema já esteja resolvido.

Transformar ideias em projetos – Etapa de estratégia

A criação da estratégia envolve a noção clara dos recursos existentes para a saída do cenário atual e a chegada no cenário ideal. É essencial que tudo esteja mapeado, da equipe envolvida ao tempo e recursos financeiros disponíveis. Além disso, são elaborados estratégias e artefatos de comunicação para captação de recursos iniciais e articulação de stakeholders e potenciais parceiros.

Transformar ideias em projetos – Etapa de design

Então, é preciso responder: o que realmente pode ser criado a partir das condições atuais? Dentre todas as possibilidades, qual é a que resolve da melhor forma possível o problema inicial que originou a ideia?

Como funciona

O SEED integra técnicas de experiência do usuário, design thinking e metadesign com abordagens de estratégia de negócios. Ele envolve atividades práticas em que se aplicam a comunicação em artefatos – quadros, documentos e ferramentas – e as dinâmicas de criação coletiva e participativa. Além disso, a equipe responsável pela aplicação do SEED é composta por profissionais multidisciplinares e com amplo repertório, que já trabalharam com projetos de diferentes escopos, tamanhos e complexidades.

Graças a isso, o SEED consegue traduzir as ideias em projetos que realmente possibilitam a construção de um produto, a elaboração de um serviço ou a reestruturação de um negócio - em outras palavras, ele entrega a semente de uma solução.

O Caiena SEED já foi aplicado em projetos como o Observatorio Educativo Ciudadano e em empresas como Itaú BBA, Bayer e Ambev. Para saber mais, entre em contato pelo e-mail ou redes sociais.

Resumo:
Nome: Caiena SEED – Sistema de Entendimento, Estratégia e Design.
O que é: abordagem de design criada para facilitar os momentos iniciais de concepção de um projeto, empregando técnicas de design, estratégia de negócios e comunicação.
Clientes: Bayer, Itaú BBA, Ambev e Juntos por la Educación, entre outros.