'Problemas complexos e multidisciplinares demandam soluções criativas', Caiena participa de Fórum Nacional da Undime

Educação Ago 22, 2018

Reunir os dirigentes municipais de educação de várias cidades do Brasil e estimular o debate sobre o ensino e o sistema educacional no país é algo desafiador, mas necessário e estimulante para pensarmos em inovações para questões essenciais da nossa sociedade. Esse foi o tom do "Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação (7º FNEx)", realizado pela Undime , que aconteceu entre 14 e 17 de agosto de 2018, com o tema “O Direito à educação e a garantia ao acesso, à permanência e à aprendizagem”.

A Caiena foi convidada para participar na Sala Conviva, um espaço do Conviva Educação – ambiente virtual que apoia a gestão educacional e está presente em mais de 5.300 municípios brasileiros. Nossos representantes foram o desenvolvedor Mateus Sabino e o designer André Seiji! Além de assistir a algumas conferências, eles também compuseram a programação do evento com duas palestras.

O Mateus Sabino, da Área de Desenvolvimento, falou sobre a utilização de dados públicos em prol da gestão dos municípios na palestra "Importei os dados do Educacenso, e agora?". Para ele, que participou do evento pela primeira vez, a oportunidade fez com que conhecesse melhor os usuários do Conviva. Por meio da plataforma, ele apresentou as possibilidades de uso dos dados do Educacenso para a melhoria da gestão escolar. “Nesse evento, conseguimos obter relatos sobre o uso das ferramentas, além de melhorias e possíveis novas funcionalidades”, ele conta.

E para pensar em novas possibilidades, a palestra "Usando o Design Thinking para a gestão da Educação", ministrada por André Seiji, mostrou que é possível vincular esse método com a gestão da educação, mostrando o modo como o Design Thinking ajuda na solução de problemas.

Segundo ele, o estabelecimento de empatia para com o usuário é essencial para criar um design centrado no ser humano. “Existem problemas complexos e multidisciplinares que demandam soluções criativas. A ideia era deixar claro que o Design Thinking não serve apenas para resolver questões de tecnologia ou criar um produto. O Design Thinking é uma maneira de pensar, é uma abordagem cíclica que busca a melhora contínua de um processo, independente da área”, ele diz.

Paula Mariane

Fotojornalista. Acredita que as imagens podem mudar o rumo de uma história, assim como o bom jornalismo. Gosta de escrever e ler sobre educação, políticas públicas e assuntos internacionais.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies