Equipes compartilham experiências em projetos educacionais

Projetos Jun 18, 2019

A Product Owner do projeto Conviva Educação, Elis Verri, esteve na Caiena para conversar sobre as novas exigências do Educacenso e o impacto delas no desenvolvimento do Conviva. O encontro foi com o time do projeto Saber, que lida desde 2013 com este desafio e compartilhou sua experiência e conhecimentos sobre o processo.

Na Caiena, é comum que os times de diferentes projetos se juntem para trocar aprendizados e, assim, possibilitar que os desafios enfrentados por uma das equipes renda novos conhecimentos para toda a empresa. Nesse encontro com a Elis, tivemos a oportunidade de estender essa prática a um de nossos clientes.

Tanto o Conviva quanto o Saber são plataformas de gestão educacional desenvolvidas pela Caiena para a iniciativa pública e possuem integração com o Educacenso – levantamento realizado pelo Estado para acompanhamento do ensino no país. Os dados desse censo contribuem para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e para o planejamento da distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros.

Quase todos os anos, o Educacenso passa por alterações em seus campos e estrutura, e todos os sistemas integrados a ele precisam se adaptar. A equipe do Saber já realizou algumas vezes esse processo e, por isso, pode contribuir com o Conviva, que lida há menos tempo com esse desafio.

Acabada a reunião, Elis destacou que o encontro foi essencial para que compreendessem a real complexidade das mudanças – que é maior do que esperavam. Graças a essa troca de experiências, o time pode replanejar os próximos ciclos de trabalho (sprints) do projeto, antever prováveis desafios de gestão e desenvolvimento e evitar ao máximo a ocorrência de retrabalho e frustrações durante o processo.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies