A Product Owner do projeto Conviva Educação, Elis Verri, esteve na Caiena para conversar sobre as novas exigências do Educacenso e o impacto delas no desenvolvimento do Conviva. O encontro foi com o time do projeto Saber, que lida desde 2013 com este desafio e compartilhou sua experiência e conhecimentos sobre o processo.

Na Caiena, é comum que os times de diferentes projetos se juntem para trocar aprendizados e, assim, possibilitar que os desafios enfrentados por uma das equipes renda novos conhecimentos para toda a empresa. Nesse encontro com a Elis, tivemos a oportunidade de estender essa prática a um de nossos clientes.

Tanto o Conviva quanto o Saber são plataformas de gestão educacional desenvolvidas pela Caiena para a iniciativa pública e possuem integração com o Educacenso – levantamento realizado pelo Estado para acompanhamento do ensino no país. Os dados desse censo contribuem para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e para o planejamento da distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros.

Quase todos os anos, o Educacenso passa por alterações em seus campos e estrutura, e todos os sistemas integrados a ele precisam se adaptar. A equipe do Saber já realizou algumas vezes esse processo e, por isso, pode contribuir com o Conviva, que lida há menos tempo com esse desafio.

Acabada a reunião, Elis destacou que o encontro foi essencial para que compreendessem a real complexidade das mudanças – que é maior do que esperavam. Graças a essa troca de experiências, o time pode replanejar os próximos ciclos de trabalho (sprints) do projeto, antever prováveis desafios de gestão e desenvolvimento e evitar ao máximo a ocorrência de retrabalho e frustrações durante o processo.