Aplicativo SOL vence iF Design Award 2020

iF Design Award Fev 04, 2020

O aplicativo SOL - Solução Online de Licitação foi premiado no iF Design Award 2020! Construído a partir de uma profunda etapa de pesquisa e com metodologias centradas no usuário, o app foi premiado na categoria Design de Serviço/UX para Governos e Instituições!

O SOL é o primeiro aplicativo de licitações do Brasil a usar tecnologia blockchain. Ele foi desenvolvido pela Caiena para os estados da Bahia e Rio Grande do Norte, com financiamento do Banco Mundial, e já está sendo utilizado por associações e cooperativas em ambos estados.

O iF Design Award é um dos mais importantes prêmios de design do mundo, sendo realizado na Alemanha desde 1953. Ele recebe anualmente cerca de 6.000 inscritos, vindos de aproximadamente 70 países. O júri que premiou o SOL foi composto por 78 experts de design de todo o mundo.  

O SOL mudou a forma como cooperativas e associações de agricultura familiar realizam compras e contratam serviços essenciais para o atendimento de populações periféricas. Ele atende grupos localizados em regiões distantes dos grandes centros e que enfrentam dificuldades para concluir uma licitação, seja pela indisponibilidade do serviço/produto, seja pelo baixo número de fornecedores participantes.

Com o aplicativo, fornecedores do Brasil inteiro podem se informar sobre as licitações em andamento, enviar suas propostas e, até mesmo, assinar contratos. E graças ao uso da blockchain, todos os dados e transações que passam pelo aplicativo ficam protegidos contra adulteração, garantindo segurança e transparência aos processos.

Metodologias

As metodologias de trabalho selecionadas para tornar esse projeto possível e bem sucedido foi o design centrado no ser humano, o desenvolvimento ágil com entrega contínua e o TDD – test driven development.

UX e UI

Dois desafios principais foram enfrentados durante o design de interface de usuários – primeiro, transportar longos fluxos de ação com muitos formulários para interfaces mobile e, segundo, garantir que toda a linguagem do aplicativo correspondesse aos termos já utilizados pelos usuários.

Para que isso fosse possível, atividades de teste foram incorporadas a todos os encontros realizados entre membros da Caiena e representantes dos estados. Nessas ocasiões, um período do dia era dedicado ao uso do aplicativo e feedbacks dos usuários que eram, posteriormente, analisados pela equipe e incorporados ao desenvolvimento.

Com o SOL, os estados podem superar limitações geográficas sem abrir mão da segurança e transparência nas compras públicas. Mais do que garantir um processo licitatório seguro, os métodos de design possibilitam que os usuários tenham acesso a serviços e produtos essenciais para o desenvolvimento socioeconômico de suas regiões.

Karina Sanitá

Jornalista, ouvinte de podcasts e assistente de comunicação e conteúdo da Caiena.