Aplicativo SOL é finalista no Gartner Eye on Innovation Awards for Government
O aplicativo SOL (Solução Online de Licitação) está entre os três finalistas do Gartner Eye on Innovation Awards for Government 2020 na categoria Américas!
O prêmio internacional, dedicado às iniciativas inovadoras aplicadas em melhorias da comunidade e da gestão pública, selecionará os vencedores de 6 a 23 de novembro. A escolha do projeto vencedor será feita por meio de uma votação online e apenas membros de organizações governamentais poderão votar.
A empresa de consultoria Gartner, responsável pelo prêmio, atua há quarenta anos no ramo e é uma referência no que diz respeito a pesquisas, eventos e prospecções do mercado de TI. As categorias do prêmio Gartner Eye on Innovation Awards visam contemplar projetos que, através do uso inovador dos recursos tecnológicos, melhoram a segurança ou eficácia do trabalho do governo, aumentando sua eficiência e reduzindo os custos. Tais projetos devem ser também focados em comunidades, produzindo impacto na qualidade de vida dos cidadãos.
A seguir, algumas informações sobre os três finalistas:
SOL
Com o objetivo de fazer com que as associações e cooperativas da agricultura familiar encontrem fornecedores de bens, serviços e obras, de todo o país, de maneira mais fácil e rápida, os estados da Bahia e Rio Grande do Norte se uniram para construir o aplicativo Solução Online de Licitação (SOL). O sistema é utilizado no âmbito dos projetos Bahia Produtiva (BA) e Governo Cidadão (RN), financiados a partir de acordos de empréstimo entre os governos estaduais e o Banco Mundial. Desenvolvido pela empresa Caiena Tecnologia e Design, o aplicativo utiliza a tecnologia blockchain para guardar as informações sobre as compras e contratos gerados pelo app. O SOL foi lançado em 2019 e, em 2020 passou a ser disponibilizado também em inglês e espanhol.
Essa é a terceira premiação em que o SOL participa. Em 2020, ele foi premiado na categoria Design de Serviço/UX para Governos e Instituições no iF Design Awards e também foi selecionado para compor a Bienal iberoamericana de Design de 2020 na categoria Design Interdisciplinar/Transversal.
Digital Certificate of Entitlement (United Nations Joint Staff Pension Fund)
Durante a pandemia muitos aposentados se viram impossibilitados de se locomover pela cidade, em nome de sua segurança. Assim, o Fundo de Pensão das Nações Unidas criou uma forma de facilitar o processo de comunicação e verificação da identidade dos aposentados, que antes era feito através do envio de documentos pelos correios. A implementação do Digital Certificate of Entitlement permite que o processo seja todo feito de forma digital e garante que os aposentados continuem recebendo o benefício, de uma maneira mais prática e segura.
HHS Protect (U.S. Department of Health and Human Services, U.S.A.)
Diante do COVID-19, o serviço de saúde americano percebeu que muitos dos dados a respeito da doença estavam fragmentados ou inacessíveis. Assim, foi criada a HHS Protect, uma plataforma para autenticação, agrupamento e compartilhamento de informações de saúde. Com a plataforma é possível unir as informações sobre os locais de testes, a capacidade hospitalar e o abastecimento de produtos. Dessa forma, o governo dos EUA pode utilizar esses dados nas tomadas de decisão no combate ao COVID-19.
Na Caiena somos apaixonados por tecnologia e inovação e a capacidade que elas têm de promover impacto social. Atuamos como uma consultoria em tecnologia, voltada à compreensão das dores de um produto ou negócio, na busca ativa de soluções adequadas e na orientação para as melhores práticas de gestão do projeto. Contratar uma consultoria em tecnologia é uma forma de colocar em prática ideias novas e promover melhorias em processos já existentes, de forma a beneficiar a empresa e seus clientes! Que tal falar com a Caiena?