Alpop é alternativa de locação de imóveis para negativados
O Alpop nasceu em 2017, a partir de uma iniciativa da Caiena e sócios de renome, para atuar em um problema que atinge milhares de brasileiros: a dificuldade de acessar o mercado formal de habitação. Pessoas negativadas, estudantes e trabalhadores autônomos não costumam ser reconhecidos como bons pagadores, têm o seu processo de aluguel dificultado e acabam recorrendo a contratos feitos de maneira insegura, na informalidade.
O Alpop questiona a forma com que essas pessoas são vistas pelo mercado e propõe uma nova forma de se realizar análise de crédito – que seja mais justa e inclusiva. Conheça mais sobre essa fintech de atuação inovadora no mercado imobiliário, e as suas conquistas recentes.
Navegue pelo conteúdo:
Uma fintech voltada ao impacto social
Entre os anos de 2017 e 2019, o Alpop atuava como imobiliária virtual na região de Campinas (SP), oferecendo locação de imóveis de maneira descomplicada, sem exigir fiador ou comprovação de renda. Para tornar isso possível, o Alpop não utilizava os métodos tradicionais de análise de crédito.
A sua tecnologia de análise de credibilidade conta com o uso de inteligência artificial para prever a capacidade de pagamento do novo inquilino. Esse, então, se tornou o grande diferencial do Alpop, por proporcionar agilidade e inclusão durante a etapa de análise, que na empresa, é chamada de análise de credibilidade.
Assim, a partir de 2020, o Alpop deixou de atuar como imobiliária virtual e passou a trabalhar em parceria com imobiliárias de todo o país, no intuito de habilitá-las a atender esse público, antes excluído, a partir do uso da tecnologia.
Enquanto a imobiliária atua na gestão de contratos, o Alpop cuida de toda a gestão financeira, em contato direto com o inquilino. Segundo Caio Belazzi, CEO do Alpop e co-fundador da Caiena, a ação entre a fintech e as imobiliárias parceiras se dá da seguinte forma:
Esse é o diferencial do Alpop: oferecer um novo olhar sobre como é feita a análise de crédito no país.
Aporte e reconhecimento
Em junho de 2022, o Alpop recebeu um aporte de 7 milhões de reais, em rodada privada liderada pela Smart Money Ventures. O momento do Alpop é definido por Belazzi como de crescimento:
Apesar do momento desafiador, pesou para o sucesso da captação os nossos dados de tração e risco financeiro. Passamos o teste de stress da pandemia e hoje a nossa taxa de perda financeira é de 4%, bem mais competitiva que a de bancos médios que trabalham com pessoa jurídica. A gente deve repetir este ano o crescimento de 10 vezes registrado no ano passado [2021].
O Alpop está presente em 20 estados, conta com mais de 90 imobiliárias parceiras e 1.600 contratos de locação ativos.
Alpop e Caiena
O Alpop faz parte da história da nossa história, afinal, foi criado pela Caiena em sociedade com parceiros, como o escritório Arap Nishi & Uyeda.
O propósito da Caiena de criar soluções para problemas complexos através da tecnologia também é seguido pelo Alpop – mantendo sempre as pessoas no centro do processo.
Quer saber mais sobre o Alpop?
Agora que você já sabe como o Alpop funciona, o acompanhe também nas redes sociais e acesse https://alpop.com.br/.