Nossas ações para apoiar pais e mães em quarentena

Cultura Ago 17, 2020

É fato que os impactos do isolamento social são diferentes em cada contexto. Pais e mães em quarentena podem desfrutar ainda mais da companhia de suas crianças, mas também lidam com desafios únicos: o malabarismo diário com as obrigações, as incertezas com escolas e creches e, muitas vezes, a sobrecarga emocional.  

Em suas adaptações para lidar com a pandemia, a Caiena se desdobrou para apoiar o grupo de pais e mães da empresa – assim como suas famílias. Entre as ações realizadas até agora, se destacam o apoio psicológico, a produção de conteúdo dirigido e um evento online para diálogo entre as pessoas. Continue a leitura e vamos te contar mais detalhes do que fizemos!


Leia também: Como adaptar o RH para lidar com a pandemia


Navegue pelo conteúdo:

Apoio psicológico e conteúdo dirigido

Como já mencionamos, os desafios de pais e mães em isolamento social são singulares. O assunto é muito discutido em espaços e textos que trabalham o tema da maternidade e paternidade. Comumente, estão nas posições mais altas o esforço para equilibrar a vida pessoal e profissional, para entreter as crianças em casa, assim como para ajudá-las na educação online, e a culpa pelas tarefas não realizadas.

Para ajudar a lidar com os sentimentos nesse contexto, a Caiena oferece atendimento psicológico gratuito aos talentos e seus familiares. Para isso, conta com um psicólogo,  também talento da Área de Pessoas da empresa.

“Muitas vezes, o apoio consiste em bate-papos virtuais sobre estratégias para lidar com a ansiedade e o estresse que nos acompanham. Mas também temos a opção de atendimentos especializados ou indicações de outros profissionais, no caso de situações mais específicas”, ele conta.

Para complementar a ação, a comunicação interna se juntou à Área de Pessoas para divulgar conteúdo dirigido ao grupo. O foco das produções é recomendar práticas que tragam bem-estar, e que driblem a autocobrança em fazer tudo perfeitamente e no mesmo tempo de sempre, assim como dicas de entretenimento para as crianças.

Conversa online sobre paternidade e maternidade na quarentena

Com o Dia dos Pais se aproximando, consideramos o momento ideal de reunir pais e mães – e seus parceiros(as) – para uma conversa sobre paternidade e maternidade em tempos de quarentena. A conversa, por si só, pode ajudar a resolver problemas e a fazer com que as pessoas se sintam melhores ao compartilhar o que sentem ou o que fazem. Em um período de pouco contato com familiares e amigos, o benefício é ainda maior!

E, então, tivemos o bate-papo virtual no dia 04 de agosto. Nele, as pessoas compartilharam os desafios iniciais com a quarentena, o que fizeram para se adaptar à nova rotina, e como fazem para dividir a atenção entre o trabalho, o lazer e o descanso, por exemplo. E, claro, dividiram histórias engraçadas e carinhosas de suas relações com suas crianças. Por fim, a roda de conversa online deixou um gosto de ‘quero mais’  e o potencial de movimentar outras conversas do tipo.

É o que conta o Alex Cáceres, um dos pais que participou do evento. “Nesse momento em que estamos, qualquer oportunidade de contato entre colegas para conversas informais é bastante saudável para nossa sanidade. Além disso, trocar ideias sobre outras experiências da vida além do trabalho pode ser muito construtivo no âmbito pessoal e aproximar ainda mais pessoas com assuntos em comum – também pode ser muito divertido e ‘quebrar’ um pouco a rotina. Acho que a soma desses benefícios só tende a ser positiva e pode refletir, inclusive, na vida profissional.”

Conclusão

Além de se adaptar como um todo para amparar os talentos no novo contexto, a Caiena se atentou às necessidades de cada público. Afinal, os impactos da quarentena são diversos, assim como são os contextos de cada um de nós.

Oferecer apoio para as pessoas e suas famílias é o principal recurso para ajudá-las a trabalhar as emoções, que variam conforme o isolamento social se prolonga. Além disso, proporcionar espaços de diálogo entre pessoas que vivem a mesma situação tem o poder de descontrair, enriquecer e fortalecer laços de amizade.

Rebeca Bissoli Silvestre

Relações-públicas, investe na comunicação para aproximar pessoas, contar histórias e propor reflexões.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
manage cookies