Nossas ações para apoiar pais e mães em quarentena
É fato que os impactos do isolamento social são diferentes em cada contexto. Pais e mães em quarentena podem desfrutar ainda mais da companhia de suas crianças, mas também lidam com desafios únicos: o malabarismo diário com as obrigações, as incertezas com escolas e creches e, muitas vezes, a sobrecarga emocional.
Em suas adaptações para lidar com a pandemia, a Caiena se desdobrou para apoiar o grupo de pais e mães da empresa – assim como suas famílias. Entre as ações realizadas até agora, se destacam o apoio psicológico, a produção de conteúdo dirigido e um evento online para diálogo entre as pessoas. Continue a leitura e vamos te contar mais detalhes do que fizemos!
Leia também: Como adaptar o RH para lidar com a pandemia
Navegue pelo conteúdo:
- 1. Apoio psicológico e conteúdo dirigido
- 2. Conversa online sobre paternidade e maternidade na quarentena
- 3. Conclusão
Apoio psicológico e conteúdo dirigido
Como já mencionamos, os desafios de pais e mães em isolamento social são singulares. O assunto é muito discutido em espaços e textos que trabalham o tema da maternidade e paternidade. Comumente, estão nas posições mais altas o esforço para equilibrar a vida pessoal e profissional, para entreter as crianças em casa, assim como para ajudá-las na educação online, e a culpa pelas tarefas não realizadas.
Para ajudar a lidar com os sentimentos nesse contexto, a Caiena oferece atendimento psicológico gratuito aos talentos e seus familiares. Para isso, conta com um psicólogo, também talento da Área de Pessoas da empresa.
“Muitas vezes, o apoio consiste em bate-papos virtuais sobre estratégias para lidar com a ansiedade e o estresse que nos acompanham. Mas também temos a opção de atendimentos especializados ou indicações de outros profissionais, no caso de situações mais específicas”, ele conta.
Para complementar a ação, a comunicação interna se juntou à Área de Pessoas para divulgar conteúdo dirigido ao grupo. O foco das produções é recomendar práticas que tragam bem-estar, e que driblem a autocobrança em fazer tudo perfeitamente e no mesmo tempo de sempre, assim como dicas de entretenimento para as crianças.
Conversa online sobre paternidade e maternidade na quarentena
Com o Dia dos Pais se aproximando, consideramos o momento ideal de reunir pais e mães – e seus parceiros(as) – para uma conversa sobre paternidade e maternidade em tempos de quarentena. A conversa, por si só, pode ajudar a resolver problemas e a fazer com que as pessoas se sintam melhores ao compartilhar o que sentem ou o que fazem. Em um período de pouco contato com familiares e amigos, o benefício é ainda maior!
E, então, tivemos o bate-papo virtual no dia 04 de agosto. Nele, as pessoas compartilharam os desafios iniciais com a quarentena, o que fizeram para se adaptar à nova rotina, e como fazem para dividir a atenção entre o trabalho, o lazer e o descanso, por exemplo. E, claro, dividiram histórias engraçadas e carinhosas de suas relações com suas crianças. Por fim, a roda de conversa online deixou um gosto de ‘quero mais’ e o potencial de movimentar outras conversas do tipo.
É o que conta o Alex Cáceres, um dos pais que participou do evento. “Nesse momento em que estamos, qualquer oportunidade de contato entre colegas para conversas informais é bastante saudável para nossa sanidade. Além disso, trocar ideias sobre outras experiências da vida além do trabalho pode ser muito construtivo no âmbito pessoal e aproximar ainda mais pessoas com assuntos em comum – também pode ser muito divertido e ‘quebrar’ um pouco a rotina. Acho que a soma desses benefícios só tende a ser positiva e pode refletir, inclusive, na vida profissional.”

Conclusão
Além de se adaptar como um todo para amparar os talentos no novo contexto, a Caiena se atentou às necessidades de cada público. Afinal, os impactos da quarentena são diversos, assim como são os contextos de cada um de nós.
Oferecer apoio para as pessoas e suas famílias é o principal recurso para ajudá-las a trabalhar as emoções, que variam conforme o isolamento social se prolonga. Além disso, proporcionar espaços de diálogo entre pessoas que vivem a mesma situação tem o poder de descontrair, enriquecer e fortalecer laços de amizade.