#blog

Observatórios digitais: tecnologia e acesso à informação

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Os observatórios digitais são plataformas que reúnem, organizam e tornam acessíveis dados oficiais sobre determinado tema.

Eles são ferramentas de acesso à informação, transparência, participação popular e democratização de dados e podem ser utilizados no âmbito público e privado.

Na gestão pública, por exemplo, subsidiam, por um lado, a população no acompanhamento e cobrança de políticas públicas e sociais e, por outro, apoiam o próprio Estado em seus planejamentos e tomadas de decisão.

Navegue pelo conteúdo:

Um exemplo concreto: O Observatório da Criança e do Adolescente

Vejamos um caso concreto. O Observatório da Criança e do Adolescente (OCA), realizado e mantido pela Abrinq, agrega os principais indicadores relacionados à infância e adolescência no Brasil.

Com isso, facilita o acesso a tais informações, tanto para a população em geral, quanto para pesquisadores, jornalistas e gestores públicos.  

Através do OCA é possível saber, por exemplo, a média de alunos por turma nas creches brasileiras, comparar a média nacional com a de um estado ou cidade específica e acompanhar a variação do indicador no decorrer dos anos (neste caso, existem dados desde 2007 e até 2019).

Leia também: Github - 5 dicas para ter um código mais seguro no mundo open source

Como os dados podem ser utilizados?

Esse indicador pode embasar uma série de análises e ações, como:

  • Reportagens que comparem os investimentos públicos destinados por cada estado à construção e ampliação de creches no decorrer dos anos e com a variação real da média de crianças por turma;
  • Ações populares, principalmente de pais e professores, que podem utilizar os dados para pressionar suas prefeituras a criarem novas creches ou turmas nos casos em que há número muito alto de crianças por sala comparado à média nacional;
  • Planejamento e distribuição de recursos do Estado, que pode decidir quais regiões e cidades precisam de mais recursos e políticas públicas para ampliação de creches ou turmas.

Clicando aqui, você pode consultar o indicador do exemplo.

Alguns dos observatórios digitais brasileiros

O Brasil possui uma série de observatórios digitais tão importantes quanto o OPNE e dão acesso a informações de extrema relevância para o desenvolvimento do país. Alguns deles são:

Observatório da Criança e do Adolescente (OCA)
Observatório COVID-19 Fiocruz
Observatório do Plano Nacional de Educação (OPNE)
Observatório do Trabalho Escravo
Observatório Brasileiro do Cinema e Audiovisual (OCA)
Observatório da Gestão Pública Municipal de Boa Vista/RR (OBV)
Observatório de Oncologia

Leia também: Exemplos da tecnologia no combate ao novo coronavírus

O impacto dos observatórios digitais

Vale destacar que o impacto social dos observatórios depende do quanto os membros do Estado os utilizam para embasar suas medidas.

Da mesma maneira, depende do quanto a população e os atores sociais decisivos – como jornalistas, pesquisadores e lideranças sociais – se apropriam dessas ferramentas.

Nesse sentido, a criação dos observatórios digitais é apenas uma etapa no processo de aumento do acesso à informação, eficiência e participação popular nas políticas públicas.

O passo seguinte, tão importante quanto, é a ampla divulgação dessas ferramentas e, até mesmo, a realização de um trabalho de formação da população para seu uso.

Na Caiena somos apaixonados por tecnologia e inovação e a capacidade que elas têm de promover impacto social. Temos experiência na criação de observatórios digitais, alguns deles são: Observatório da Educação Profissional e Tecnológica, Observatório do Plano Nacional de Educação e Observatorio Educativo Ciudadano. Precisa de uma solução como essa em sua empresa ou projeto? Vamos conversar!

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.