Tecnologia e acesso à informação: conheça os observatórios digitais

Tecnologia Jul 07, 2020

Os observatórios digitais são plataformas que reúnem, organizam e tornam acessíveis dados oficiais sobre determinado tema.

Eles são ferramentas de acesso à informação, transparência, participação popular e democratização de dados e podem ser utilizados no âmbito público e privado.

Na gestão pública, por exemplo, subsidiam, por um lado, a população no acompanhamento e cobrança de políticas públicas e sociais e, por outro, apoiam o próprio Estado em seus planejamentos e tomadas de decisão.

Navegue pelo conteúdo:

Um exemplo concreto: O Observatório da Criança e do Adolescente

Vejamos um caso concreto. O Observatório da Criança e do Adolescente (OCA), realizado e mantido pela Abrinq, agrega os principais indicadores relacionados à infância e adolescência no Brasil.

Com isso, facilita o acesso a tais informações, tanto para a população em geral, quanto para pesquisadores, jornalistas e gestores públicos.  

Através do OCA é possível saber, por exemplo, a média de alunos por turma nas creches brasileiras, comparar a média nacional com a de um estado ou cidade específica e acompanhar a variação do indicador no decorrer dos anos (neste caso, existem dados desde 2007 e até 2019).


Leia também: Github - 5 dicas para ter um código mais seguro no mundo open source


Como os dados podem ser utilizados?


Esse indicador pode embasar uma série de análises e ações, como:

  • Reportagens que comparem os investimentos públicos destinados por cada estado à construção e ampliação de creches no decorrer dos anos e com a variação real da média de crianças por turma;
  • Ações populares, principalmente de pais e professores, que podem utilizar os dados para pressionar suas prefeituras a criarem novas creches ou turmas nos casos em que há número muito alto de crianças por sala comparado à média nacional;
  • Planejamento e distribuição de recursos do Estado, que pode decidir quais regiões e cidades precisam de mais recursos e políticas públicas para ampliação de creches ou turmas.

Neste link, você pode consultar o indicador do exemplo.  https://observatoriocrianca.org.br/cenario-infancia/temas/educacao-infantil/654-media-de-alunos-por-turma-em-creches?filters=1,827

Alguns dos observatórios digitais brasileiros

O Brasil possui uma série de observatórios digitais tão importantes quanto o OPNE e dão acesso a informações de extrema relevância para o desenvolvimento do país. Alguns deles são:

Observatório da Criança e do Adolescente (OCA)
Observatório COVID-19 Fiocruz
Observatório do Plano Nacional de Educação (OPNE)
Observatório do Trabalho Escravo
Observatório Brasileiro do Cinema e Audiovisual (OCA)
Observatório da Gestão Pública Municipal de Boa Vista/RR (OBV)
Observatório de Oncologia


Leia também: Exemplos da tecnologia no combate ao novo coronavírus


O impacto dos observatórios digitais

Vale destacar que o impacto social dos observatórios depende do quanto os membros do Estado os utilizam para embasar suas medidas.

Da mesma maneira, depende do quanto a população e os atores sociais decisivos – como jornalistas, pesquisadores e lideranças sociais – se apropriam dessas ferramentas.

Nesse sentido, a criação dos observatórios digitais é apenas uma etapa no processo de aumento do acesso à informação, eficiência e participação popular nas políticas públicas.

O passo seguinte, tão importante quanto, é a ampla divulgação dessas ferramentas e, até mesmo, a realização de um trabalho de formação da população para seu uso.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.