Tecnologia e acesso à informação: conheça os observatórios digitais
Os observatórios digitais são plataformas que reúnem, organizam e tornam acessíveis dados oficiais sobre determinado tema.
Eles são ferramentas de acesso à informação, transparência, participação popular e democratização de dados e podem ser utilizados no âmbito público e privado.
Na gestão pública, por exemplo, subsidiam, por um lado, a população no acompanhamento e cobrança de políticas públicas e sociais e, por outro, apoiam o próprio Estado em seus planejamentos e tomadas de decisão.
Navegue pelo conteúdo:
- 1. Um exemplo concreto: O Observatório da Criança e do Adolescente
- 2. Como os dados podem ser utilizados?
- 3. Alguns dos observatórios digitais brasileiros
- 4.O impacto dos observatórios digitais
Um exemplo concreto: O Observatório da Criança e do Adolescente
Vejamos um caso concreto. O Observatório da Criança e do Adolescente (OCA), realizado e mantido pela Abrinq, agrega os principais indicadores relacionados à infância e adolescência no Brasil.
Com isso, facilita o acesso a tais informações, tanto para a população em geral, quanto para pesquisadores, jornalistas e gestores públicos.
Através do OCA é possível saber, por exemplo, a média de alunos por turma nas creches brasileiras, comparar a média nacional com a de um estado ou cidade específica e acompanhar a variação do indicador no decorrer dos anos (neste caso, existem dados desde 2007 e até 2019).
Leia também: Github - 5 dicas para ter um código mais seguro no mundo open source
Como os dados podem ser utilizados?
Esse indicador pode embasar uma série de análises e ações, como:
- Reportagens que comparem os investimentos públicos destinados por cada estado à construção e ampliação de creches no decorrer dos anos e com a variação real da média de crianças por turma;
- Ações populares, principalmente de pais e professores, que podem utilizar os dados para pressionar suas prefeituras a criarem novas creches ou turmas nos casos em que há número muito alto de crianças por sala comparado à média nacional;
- Planejamento e distribuição de recursos do Estado, que pode decidir quais regiões e cidades precisam de mais recursos e políticas públicas para ampliação de creches ou turmas.
Neste link, você pode consultar o indicador do exemplo. https://observatoriocrianca.org.br/cenario-infancia/temas/educacao-infantil/654-media-de-alunos-por-turma-em-creches?filters=1,827
Alguns dos observatórios digitais brasileiros
O Brasil possui uma série de observatórios digitais tão importantes quanto o OPNE e dão acesso a informações de extrema relevância para o desenvolvimento do país. Alguns deles são:
Observatório da Criança e do Adolescente (OCA)
Observatório COVID-19 Fiocruz
Observatório do Plano Nacional de Educação (OPNE)
Observatório do Trabalho Escravo
Observatório Brasileiro do Cinema e Audiovisual (OCA)
Observatório da Gestão Pública Municipal de Boa Vista/RR (OBV)
Observatório de Oncologia
Leia também: Exemplos da tecnologia no combate ao novo coronavírus
O impacto dos observatórios digitais
Vale destacar que o impacto social dos observatórios depende do quanto os membros do Estado os utilizam para embasar suas medidas.
Da mesma maneira, depende do quanto a população e os atores sociais decisivos – como jornalistas, pesquisadores e lideranças sociais – se apropriam dessas ferramentas.
Nesse sentido, a criação dos observatórios digitais é apenas uma etapa no processo de aumento do acesso à informação, eficiência e participação popular nas políticas públicas.
O passo seguinte, tão importante quanto, é a ampla divulgação dessas ferramentas e, até mesmo, a realização de um trabalho de formação da população para seu uso.
Na Caiena somos apaixonados por tecnologia e inovação e a capacidade que elas têm de promover impacto social. Temos experiência na criação de observatórios digitais, alguns deles são: Observatório da Educação Profissional e Tecnológica, Observatório do Plano Nacional de Educação e Observatorio Educativo Ciudadano. Precisa de uma solução como essa em sua empresa ou projeto? Que tal falar com a Caiena?