#blog

5 dicas para refinar habilidades de gestão

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

  1. asdasdsa
  • asdasdasdsa

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

Soft skills que fazem toda a diferença na gestão de projetos

Em diversas situações do mundo do trabalho, é comum que diplomas e certificações em hard skills não sejam garantia de um bom desempenho. Competências socioemocionais como criatividade, organização, comunicação, confiança e empatia são determinantes na convivência em equipe. Aprimorar essas habilidades, chamadas de soft skills, pode promover a evolução de sua carreira e até tornar o cotidiano mais agradável.

Conversamos com nossa equipe de gestão de projetos e separamos algumas dicas sobre como se tornar um gestor melhor explorando justamente as soft skills. E, se você não sabe o que faz uma equipe de gestão, contamos a seguir!

A área de gestão de projetos

Todos os produtos, seja um aplicativo, um tênis ou um filme, foram apenas uma ideia no início. Em torno dessa ideia, unem-se diversos tipos de profissionais para torná-la realidade. Na área de tecnologia e criação de produtos digitais, as equipes podem ser compostas por pessoas desenvolvedoras, designers e gestoras.

Na rotina de um projeto, profissionais de gestão atuam como um elo entre a equipe de desenvolvimento e a equipe do cliente. O objetivo é que as duas equipes atuem como uma única.

Soft skills essenciais para profissionais de gestão

1- Comunicação e relacionamento

Se comunicar bem não é um sinônimo de falar muito, mas sim de expressar suas ideias, dúvidas e sugestões de forma eficaz e gentil. Uma vez que gestores de projetos atuam fazendo uma ponte entre o time e o cliente, a capacidade de se comunicar e se relacionar é colocada em prática a todo momento.

Para alinhar as expectativas com o cliente e também manter o time informado das tarefas, é preciso se comunicar com as partes da melhor forma. E lembre-se: saber ouvir também é parte fundamental da boa comunicação!

2- Organização

Ser capaz de organizar seu tempo e suas tarefas com autonomia faz toda a diferença. Essa habilidade de gestão do tempo pode influenciar positivamente a forma como o gestor conduz as atividades que o time deve desempenhar!

Para organizar as próprias atividades ou os planejamentos e dailys do time, você pode utilizar ferramentas de apoio para o gerenciamento de tarefas, como timers, planilhas, kanban e plataformas como o Trello.

3- Saiba dar boas e más notícias

Esteja pronto para se comunicar com sinceridade com seu time e com o cliente. Para isso acontecer, é preciso saber como lidar com situações não tão agradáveis, como cobrar tarefas e dar notícias ruins.

Atuar com gestão de conflitos demanda que o gestor saiba separar as coisas, filtrando aquilo que cabe ao cliente e aquilo que cabe ao time, assim como as responsabilidades de cada um. Desse modo, o gestor pode agir sempre de acordo com o que é melhor para o andamento do projeto.

4- Autoconhecimento e empatia

O autoconhecimento é uma capacidade que traz muitos impactos positivos. Ao identificar suas competências, necessidades e dificuldades, você possui mais clareza sobre como se aperfeiçoar para alcançar seus objetivos.

Assim, o autoconhecimento é uma ferramenta que oferece mais segurança nas tomadas de decisão e, consequentemente, na otimização de resultados. Além disso, é preciso também exercer a empatia para compreender o time e o cliente e, dessa forma, auxiliar nos eventuais empecilhos.

Levando isso em conta, é possível ter mais segurança para tomar decisões e otimizar resultados.

5- Exercite a visão ampla

Parte do trabalho de um gestor de projetos é "quebrar" uma tarefa complexa em tarefas menores e de fácil assimilação do time. Por isso, exercitar a visão macro em um projeto faz com que seja possível definir todos os passos do planejamento com mais assertividade – garantindo um bom andamento e finalização.

Falhas na execução, por exemplo, poderão ser evitadas mediante a um bom levantamento dos requisitos do projeto e do profundo conhecimento do gestor a respeito dele.

Para saber mais

Leia também nosso artigo Como começar uma carreira de gestão ágil na tecnologia, que aponta os primeiros passos a se dar e o que faz um Scrum Master e um Product Owner, duas possibilidades profissionais da área.

E, se quiser desenvolver suas habilidades em gestão de projetos com nossa equipe, confira nossas vagas abertas aqui!

Mais conteúdos

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e nossos esforços de marketing. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Contato

Ops, revise o formulário e tente novamente.