5 iniciativas tecnológicas que impactam a política
A maneira como nos informamos sobre política tem mudado com o tempo. Jornais e revistas, que eram consumidos em seu formato impresso, possuem hoje páginas na web e redes sociais. O próprio processo eleitoral se aperfeiçoa a cada ano, com as atualizações da urna eletrônica – um dia o processo todo já foi feito em cédulas de papel.
Neste texto vamos apresentar algumas iniciativas criadas por empresas e pelo poder público para corresponder às necessidades da política no nosso tempo. Tais iniciativas fomentam a participação e o acesso ao conhecimento da população. Confira a seguir!
Inteligência Artificial identifica fake news
Pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria criaram uma ferramenta de inteligência artificial capaz de identificar fake news. Como isso é possível? Uma base de dados foi alimentada com mais de 100 mil notícias publicadas nos últimos cinco anos e, a partir do uso de modelos estatísticos e aprendizado de máquina, foi possível identificar um padrão de linguagem e vocabulário nas notícias falsas.
Francisco Louzada Neto, coordenador do projeto, afirma que “as fake news apresentam padrões na redação do texto, uso e frequência de palavras que podem ser identificáveis pelo classificador”. Essa ferramenta pretende auxiliar na identificação da veracidade das notícias e no combate à desinformação. Saiba mais sobre o projeto e teste o detector de fake news clicando aqui.
Urna eletrônica
O antigo processo eleitoral, realizado em cédulas impressas, representava lentidão na apuração de resultados e risco de intervenção humana. Além de inseguro, também não era acessível às pessoas com deficiência ou analfabetos. Por isso, a criação da urna eletrônica brasileira representou uma inovação no processo eleitoral.
Criada em 1996 e utilizada pela primeira vez nas eleições do ano 2000, a urna eletrônica possui teclas em braille e dispositivos de áudio para pessoas com deficiência auditiva. Giuseppe Janino, um dos autores do projeto brasileiro, contou à Exame que a implementação da urna no país garante integridade, rastreabilidade e proteção. Além disso, métodos de auditagem foram incluídos no processo de criação da urna eletrônica, o que promove a agilidade e credibilidade dos resultados. Segundo Janino, o hardware e software do equipamento são atualizados periodicamente – a novidade mais recente é a possibilidade de identificação biométrica do eleitor.
e-Título
O e-Título é um documento digital que permite que o eleitor acesse seus dados principais via aplicativo. Além de servir como documento de identificação, lá estão informações como o local de votação, certidões eleitorais, zona eleitoral e situação cadastral. O app está disponível para iOs e Android.
Plataformas informativas
O aplicativo Tem meu Voto! ficou conhecido em 2018 como "o Tinder das Eleições", pois, através dele, são promovidas escolhas por afinidade (ou matches) entre as ideias do eleitor e a dos candidatos disponíveis. Segundo André Szajman, idealizador do projeto, o app "tem como objetivo fazer com que a relação com o político se torne mais eficiente. É uma ferramenta que auxilia os parlamentares no acesso às demandas e a prestarem contas à população. Da mesma forma, permite que o eleitor passe a acompanhar o que está sendo feito pelo político eleito”.
Outra solução similar foi criada pela instituição sem fins lucrativos Poder do Voto, que tem como objetivo "engajar eleitores e seus representantes em um debate construtivo sobre as leis em votações no Congresso Nacional, reestabelecendo com clareza o verbo “servir” nas relações entre eleitores e seus políticos eleitos". Através do app Poder do Voto, disponível para Android e iOs, é possível acompanhar as discussões que estão em pauta no país, conhecer os diferentes posicionamentos a respeito delas e também acompanhar de perto os parlamentares eleitos de sua preferência.
Gestão de campanha
A Confirma é uma plataforma de inteligência estratégica voltada para campanhas eleitorais.
Nela, é possível acessar dados de todas as eleições do Brasil a partir de 2008, e o melhor: os dados apresentados são georreferenciados! Ou seja, os números apresentados estão relacionados às localidades, fazendo com que o candidato conheça melhor as regiões em que possui maior potencial de votos e crie estratégias para alocar seus recursos de campanha com assertividade.
A Caiena foi a responsável pelo desenvolvimento da plataforma Confirma no ano de 2019 e é possível saber mais sobre este projeto neste texto do nosso Blog.
Conclusão
As iniciativas aqui apresentadas são bons exemplos de como a participação popular, a transparência e a produção de conhecimento sobre política podem ser beneficiadas a partir das aplicações de tecnologia e inovação nesse setor.
Tem uma ideia de aplicativo voltado para a política? A criação de soluções de impacto é algo que só pode ser feito em conjunto – e o nosso SEED foi estruturado para esse tipo de situação. No SEED promovemos consultoria em tecnologia e design para que sua empresa coloque em prática ideias novas ou fomente melhorias em processos já existentes. Conheça mais aqui.