4 leituras sobre design thinking para quem está começando
Última atualização: 29/06/2020
Para definir o que é Design thinking, é possível começar a conversa com três afirmações: 1) Design thinking é um modelo mental. 2) Design thinking é um método de resolução de problemas. 3) Design thinking é uma técnica para ressignificar demandas de pessoas e organizações. Afinal, qual destas afirmações está correta?
Separamos quatro leituras que ajudam a responder as primeiras perguntas de quem está começando a estudar e praticar "design thinking" – principalmente se a formação, e experiência profissional, dessa pessoa for em áreas mais distantes do Design.
Navegue pelo conteúdo:
- 1. Entrevista com David Kelley
- 2. O livro “Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias”
- 3. O artigo “The core of 'design thinking' and its application”
- 4. O Livro “Design Thinking: understanding how designers think and work”
- BÔNUS: o artigo "The divisiveness of design thinking"
1. Entrevista com David Kelley
David Kelley cofundou a IDEO há cerca de 30 anos (Foto: Reprodução)
A primeira sugestão de leitura é uma entrevista (em inglês) com David Kelley, fundador da IDEO e um dos criadores da d.school, na Universidade de Stanford.
David Kelley é uma das principais referências em design thinking quando definido como método de design e resolução de problemas a partir de reframing – redefinição do problema dado – e trabalho em equipes multidisciplinares.
Referência: CAMACHO, M. David Kelley: From Design to Design Thinking at Stanford and IDEO. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, v. 2, n. 1, p. 88–101, 1 mar. 2016.
2. O livro “Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias”
(Foto: Paula Mariane)
Em linha com a entrevista do David Kelley, a segunda sugestão é o livro "Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias" do Tim Brown, CEO da IDEO e uma das principais referências na difusão do design thinking.
Referência: BROWN, T. Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Campus, 2010.
3. O artigo “The core of 'design thinking' and its application”
Dorst desenvolve pesquisas relacionando design, filosofia e negócios (Foto: Reprodução)
Enquanto as duas primeiras leituras estão mais alinhadas com uma definição de design thinking como metodologia, as duas últimas podem ser consideradas mais acadêmicas e exploram mais uma definição de design thinking como modelo mental ou processo de criação.
A terceira sugestão é o artigo (em inglês) "The core of 'design thinking' and its application", do Kees Dorst, da University of Technology Sydney (Austrália) e da Eindhoven University of Technology (Holanda). No artigo, Dorst usa uma abordagem lógica para destacar e racionalizar a aplicação do design thinking na inovação e solução de problemas em organizações.
Referência: DORST, K. The core of “design thinking” and its application. Design Studies, v. 32, n. 6, p. 521–532, nov. 2011.
4. O Livro “Design Thinking: understanding how designers think and work”
(Foto: Paula Mariane)
Por fim, a quarta sugestão é o livro (em inglês) "Design Thinking: understanding how designers think and work", do Nigel Cross. No livro, Cross descreve o processo de design de designers e equipes de design em vários segmentos diferentes.
Referência: CROSS, N. Design thinking: Understanding how designers think and work. [s.l.] Berg, 2011.
BÔNUS: o artigo "The divisiveness of design thinking"
O artigo "The divisiveness of design thinking" (em inglês) escrito pelo designer Jon Kolko mostra como existem muitas visões diferentes sobre o tema e faz um ótimo panorama histórico sobre essa abordagem de fazer e pensar design.
Referência: Jon Kolko. 2018. The divisiveness of design thinking. Interactions 25, 3 (April 2018), 28-34. DOI: https://doi.org/10.1145/3194313
Acreditamos que essas 5 leituras sejam capazes de introduzir o tema "design thinking" para alguém iniciando os estudos sobre essa prática, como também ajudar a expandir os horizontes daqueles mais experientes.
Gostou deste conteúdo? Aqui no Blog da Caiena apresentamos diversas discussões relevantes aos profissionais de todas as frentes do Design! Confira como se dá a aplicação de design thinking na criação de produtos digitais e como utilizamos o design thinking em projetos na gestão pública. São muitos conteúdos esperando por você e, caso esteja procurando um lugar para desenvolver suas habilidades em design, por que não se juntar à nossa equipe? Veja nossas vagas.