4 leituras sobre design thinking para quem está começando

Design Thinking Livros Ago 03, 2018

Última atualização: 29/06/2020

Design thinking é um modelo mental. Design thinking é um método de resolução de problemas. Design thinking é uma técnica para ressignificar demandas de pessoas e organizações. Design thinking é o quê, afinal?

Separei 4 leituras que ajudam a responder as primeiras perguntas de quem está começando a estudar e praticar "design thinking" – principalmente quando a formação/experiência dessa pessoa é em áreas mais distantes do Design.

Navegue pelo conteúdo:

1. Entrevista com David Kelley

David-Kelley
David Kelley cofundou a IDEO há cerca de 30 anos (Foto: Reprodução)
A primeira sugestão de leitura é uma entrevista (em inglês) com David Kelley, fundador da IDEO e um dos criadores da d.school, na Universidade de Stanford.

David Kelley é uma das principais referências em design thinking quando definido como método de design e resolução de problemas a partir de reframing – redefinição do problema dado – e trabalho em equipes multidisciplinares.

Referência: CAMACHO, M. David Kelley: From Design to Design Thinking at Stanford and IDEO. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, v. 2, n. 1, p. 88–101, 1 mar. 2016.

2. O livro “Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias”

1-1
(Foto: Paula Mariane)

Em linha com a entrevista do David Kelley, a segunda sugestão é o livro "Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias" do Tim Brown, CEO da IDEO e uma das principais referências na difusão do design thinking.

Referência: BROWN, T. Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

3. O artigo “The core of 'design thinking' and its application”

Kees Dorst
Dorst desenvolve pesquisas relacionando design, filosofia e negócios (Foto: Reprodução)

Enquanto as duas primeiras leituras estão mais alinhadas com uma definição de design thinking como metodologia, as duas últimas podem ser consideradas mais acadêmicas e exploram mais uma definição de design thinking como modelo mental ou processo de criação.

A terceira sugestão é o artigo (em inglês) "The core of 'design thinking' and its application", do Kees Dorst, da University of Technology Sydney (Austrália) e da Eindhoven University of Technology (Holanda). No artigo, Dorst usa uma abordagem lógica para destacar e racionalizar a aplicação do design thinking na inovação e solução de problemas em organizações.

Referência: DORST, K. The core of “design thinking” and its application. Design Studies, v. 32, n. 6, p. 521–532, nov. 2011.

4. O Livro “Design Thinking: understanding how designers think and work”

Livros-Design-2
(Foto: Paula Mariane)

Por fim, a quarta sugestão é o livro (em inglês) "Design Thinking: understanding how designers think and work", do Nigel Cross. No livro, Cross descreve o processo de design de designers e equipes de design em vários segmentos diferentes.

Referência: CROSS, N. Design thinking: Understanding how designers think and work. [s.l.] Berg, 2011.

BÔNUS: o artigo "The divisiveness of design thinking"

O artigo "The divisiveness of design thinking" (em inglês) escrito pelo designer Jon Kolko mostra como existem muitas visões diferentes sobre o tema e faz um ótimo panorama histórico sobre essa abordagem de fazer e pensar design.

Referência: Jon Kolko. 2018. The divisiveness of design thinking. Interactions 25, 3 (April 2018), 28-34. DOI: https://doi.org/10.1145/3194313


Acredito que essas 5 leituras são capazes de introduzir o tema "design thinking" para alguém iniciando os estudos sobre essa prática, como também ajudar a expandir os horizontes daqueles mais experientes.

Você já leu alguma dessas sugestões? Quais seriam as suas?

Bruno Rigolino

I've been designing – artifacts ranging from backpacks to complex digital platforms – since 2011 and leading design at Caiena since 2014.

LinkedIn icon Instagram icon Facebook icon Twitter icon
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.